Categorias: Política

Opinião: um racha envolvendo Veneziano e João Azevêdo é o sonho da oposição

O arsenal bélico do deputado estadual Tião Gomes (Avante) foi ativado na manhã desta terça-feira (27), após o presidente do diretório municipal do MDB de João Pessoa, Mikika Leitão – que é vereador na capital, apoiar o nome do senador Veneziano Vital do Rêgo para disputar o governo do estado. A defesa por uma postulação própria ocorreu no encontro da agremiação na segunda-feira (26).

O senador, que está à frente da sigla emedebista na Paraíba, foi o principal alvo de Tião Gomes. O deputado chegou a dizer que Veneziano, assim como parte do MDB, estaria impondo condições ao governador João Azevêdo (Cidadania) para que sua esposa, Ana Cláudia, seja a vice do chefe do Executivo paraibano nas eleições de 2022.

Ana Cláudia, que hoje está à frente da Secretária de Estado da Articulação e do Desenvolvimento Social do Estado, busca uma janela para ser aproveitada por Azevêdo na chapa majoritária. E nesse tabuleiro de guerra política, o vice-presidente do diretório estadual do MDB, o ex-governador Roberto Paulino, atual secretário chefe de Governo da Paraíba, informou que buscará dialogar com Mikika Leitão e Veneziano Vital do Rêgo.

A busca conciliatória de Paulino está pautada em evitar um racha envolvendo o MDB e o governo do estado. Sempre leal aos seus propósitos, o emedebista informou que, caso o cisma aconteça, ele está propenso a deixar a agremiação a qual faz parte há décadas.

E nesse rio caudaloso na busca pela vice-governadoria, Tião Gomes lembra a força do Avante, capitaneada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, que hoje ainda figura nos quadros do PSB, mas migrará para o Avante tão logo a janela partidária seja aberta. Galdino também busca ser indicado na chapa majoritária de João Azevêdo como vice-governador.

Um racha na base de Azevêdo é o sonho da oposição

O fato mais concreto que se pode observar está na busca, mais que arriscada, do MDB insistir pela vice-governadoria, pressionado, como disse Tião Gomes, Azevêdo a ceder os “caprichos” emedebistas. Sem dúvida alguma um cisma envolvendo Veneziano, a sigla a qual preside e o governo estadual não traria benefícios para as partes.

Pelo contrário, daria fôlego à oposição, oferecendo-lhe mais força nos acertos para o embate eleitoral que está por vir em 2022. Um racha na base do governador é o sonho de consumo do bloco oposicionista. Desde os mais extremistas, aqui cito o presidente estadual do PTB, Nilvan Ferreira, seguido pelos deputados estaduais Cabo Gilberto (PSL) e Wallber Virgolino (Patriota), até os moderados, como o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) e todo o clã Cunha Lima.

Então, a palavra hoje para o grupo que apoia Azevêdo é prudência, evitando traições e priorizando lealdade e bom-senso. Caso contrário, a “calmaria” pode virar uma tempestade tropical e atingir o teto histórico do Palácio da Redenção.

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026