Categorias: Política

Opinião: RC dá ‘nó’ em Anísio e PT de Lula joga pá de cal no seu próprio deputado

PUBLICIDADE

Eu tive um sonho. Daqueles que Raul sonhou. Dizia para mim um tal de Shakespeare, trocando, inclusive, meu nome, tratando-me como Hamlet. Disse aquele ser com roupas da “moda” medieval: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”.

Acordei ofegante e o suor escorria pela minha testa até atingir pálpebras e olhos, em ardor intenso. Levantei, bebei água e fui fuçar a internet. O sono se foi rápido. Meus olhos passeavam nas letras “garrafais”.

“A direção nacional do PT determinou em documento publicado nesta quarta-feira (23) que o petista Antônio Barbosa seja candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB)”.

Lembrei, de imediato, do deputado estadual Anísio Maia (PT), que chegou a registrar a postulação à majoritária pela legenda na Capital tendo o PCdoB como vice. E nessa confusão partidária, observei que não estava a sonhar. Foi apenas um cochilo após o almoço. Nada mais que isso, além, claro, do que Shakespeare já falava há séculos.

O que o PT ganha em tal coligação?

O Partido dos Trabalhadores foi, sim, um divisor de águas nos tempos de Lula presidente, mesmo com todas as acusações de crime que pesam contra ele. Carismático, inteligente, gentil, articulador, conquistou o Céu e a Terra. Ambos com letras maiúsculas.

Projetos grandiosos voltados ao social, foco na educação e por aí foi. E foi longe. Após sua gestão, o PT cometeu seu haraquiri. Colocou uma burocrata no poder, que atende pelo nome de Dilma Rousseff. O avesso de Lula, nunca foi uma estadista, não dialogava com o Congresso e despachava em tom soberbo com seus ministros e outros chefes de Estado.

Muitos falam em golpe quando ela foi destituída do poder. Concordo, mas a vala foi ela quem cavou. E hoje o PT é um caco. Desmiolado, sem eira nem beira. O velho Luis Inácio Lula da Silva é apenas um fantasma que habita na nostalgia da Estrela Vermelha.

E o ex-governador Ricardo Coutinho?

Peço perdão pela expressão, mas ela não é depreciativa. Raposa velha, Coutinho inclusive já foi do PT. Digo: dos quadros partidários. E sabe ele que o Partido dos Trabalhadores, para não cair em total ocaso, precisa de um nome forte para, numa simbiose forçada, manter-se vivo.

E na sua eficiência, frieza e pragmatismo “ofereceu” seu nome ao PT numa troca de fundo partidário, eleitoral e tempo de mídia considerável. É claro que o ex-governador não precisaria, de forma ampla, do que muitos chamam de esmola, mas sabe ele que tem um adversário de peso; alguém chamado Cícero Lucena (PP).

Lucena tem em seu currículo o cargo de prefeito de João Pessoa por dois mandatos. Governador da Paraíba, como Ricardo Coutinho, foi ainda ministro do Planejamento, além de senador. Então o que Ricardo Coutinho trouxer de migalhas para si, contará no voto a voto.

O resto é fatos e fotos, como diriam os colunistas sociais. Há: ainda há outro componente. A amizade de Lula e Ricardo Coutinho. Isso pesa muito.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024