A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: quem disse que Campina Grande perdeu espaço político?

As eleições de 2022 parecem estar longe, mas já batem às portas das agremiações políticas. Nos bastidores, deputados estaduais e federais, senadores e governadores, prefeitos e vereadores já começam a articulação própria da época. Mesmo em um período de pandemia severa. Mas observando bem, as regras do jogo são essas, e falo aqui e alhures.

Não há repouso. Manter-se ou entrar no cenário político é algo importante para os agentes públicos que representam, ou que deveriam representar o povo.

E aqui não busco desprezar ou apoiar nomes ou partidos. A função é mostrar os fatos. E saindo de João Pessoa e subindo o planalto da Borborema; lá está encravada Campina Grande, um verdadeiro berço de políticos que fizeram ou fazem história na Paraíba. E aí cabe ao leitor analisar as ações benéficas ou maléficas para o Estado que os políticos daquela cidade implementaram ou implementarão para a Paraíba, afinal, não existe uma verdade absoluta para tal questão.

E como disse o genial escritor e jornalista Nelson Rodrigues: “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

É verdade, pelo menos na minha visão e de tantos outros milhões de paraibanos. Prova disso está na Rainha da Borborema. Mesmo perdendo certo protagonismo político após a morte do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e o revés tragado por seu filho, o também ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que amargou um mero quarto lugar nas eleições de 2018 quando disputou uma reeleição para o Senado, Campina Grande ainda esteve com o “voto de Minerva” em suas mãos, livrando o povo paraibano de um só reduto eleitoral. Na hora de decidir, a Rainha da Borborema mostra sua força.

Articulações na Rainha da Borborema

É sabido que o senador Veneziano Vital do Rêgo, que ocupa a cadeira de presidente do (MDB) paraibano apoiará o deputado federal Efraim Filho (DEM) para o Senado federal em 2022.

Nos bastidores, é comentado que Efraim Filho oferecerá seu espólio eleitoral a Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos), primeira suplente a deputada federal, que vem a ser esposa de Veneziano; buscando ela o êxito não alcançado ao cargo que disputou nas eleições de 2018. Algo justo no tomar de decisões políticas. Apoiar o outro em benefício de um mesmo projeto político é importante, desde que seja benéfico para a Paraíba.

Ainda nos bastidores

E nos bastidores da política paraibana, e aqui falo de Campina Grande, volta a ser a outrora Vila Nova da Rainha ponto de referência para a Paraíba. Outra constatação? Sim! O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) está mantendo segredos de alcova – pelo que a Coluna identificou. Nas coxias é quase certo que o parlamentar irá apoiar o ex-vice prefeito da Rainha da Borborema, Ronaldinho Cunha Lima (PSDB) para uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), colocando na cláusula que o ex-gestor firmará apoio a Tovar, que busca um assento na Câmara Federal.

Em suma: os cálculos e passos devem ser bem dados por tais lideranças políticas, a fim de não perder espaço e, o mais importante, capitanear recursos para a Paraíba caso o projeto que hoje fecunda dê um bom filho ou filha para o útero paraibano.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe