OPINIÃO: os primeiros dias do segundo governo de João Azevêdo

Expectativas, ações, conquistas, mudanças no secretariado, promessas renovadas, bom relacionamento com o governo federal e investimentos. Os primeiros 100 dias do segundo mandato de João Azevedo (PSB), a frente do Palácio da Redenção, têm deixado os paraibanos esperançosos de dias melhores. As primeiras ações e os novos investimentos anunciados pelo gestor mostram que o governo está no caminho certo.

É visível a “cara” da nova gestão no território paraibano. É verdade que o Estado ainda não se transformou em um enorme canteiro de obras, e em alguns setores os investimentos precisam ser mais ousados. Enquanto em outras áreas, as ações arrojadas ainda não começaram pra valer.

As marcas  do governo, no entanto, são percebidas em toda à Paraíba. Por ser continuidade da gestão anterior, João ainda está concluindo algumas das obras prometidas no primeiro mandato e que devido a pandemia da Covid-19, não foram realizadas a tempo, nos primeiros quatro anos do governo. Das 83 promessas feitas pelo gestor, 42 não foram cumpridas. João Azevêdo cumpriu totalmente 43,37% das promessas feitas para o primeiro mandato como governador da Paraíba. No entanto, no limiar deste novo tempo, homens e máquinas seguem trabalhando.

Os primeiros 100 dias do novo governo mostraram o avanço de alguns setores e o a disposição do governo de inciar as as outras obras prometidas pelo governo na campanha eleitoral, como o Arco Metropolitano, a construção do novo Hospital de Clínicas de Campina Grande e do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão. O governador João Azevêdo chega aos cem dias da segunda gestão investido, com autoridade, na presidência do Consórcio Interestadual do Nordeste, com assento privilegiado no Conselho da República, o que faz dele uma espécie de porta-voz credenciado,

Alinhado com o governo “Lula”, João também reforçou nos primeiros 100 dias da gestão, o desejo de ampliar os programas de segurança alimentar, como o “Tá na Mesa”, que na nova versão deve alcançar todos os municípios paraibanos. Além da ampliação do “Tá na Mesa”, João prometeu abrir ainda este ano, mais seis Restaurantes Populares, fazer a interiorização do Prato Cheio, bem como, efetuar o pagamento do abono natalino.

Um dos compromissos do governo é com a redução de impostos. Para isso o governador João Azevêdo e o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, lançaram um conjunto de medidas de incentivo fiscal, de reduções, isenções de impostos e de inovação para os setores produtivos do Estado, com a finalidade de gerar empregos e impulsionar a economia paraibana..

O governador ainda precisando “decolar” em algumas áreas, João Azevêdo tem ressaltado a eficiência da gestão fiscal do Estado e a capacidade do governo do Estado de tornar o ambiente de negócio da Paraíba mais competitivo com a série de medidas, além de tomar a decisão junto com a equipe de gestão fiscal do Estado de não elevar a alíquota modal do ICMS em 2023, apesar de outros 18 Estados do País terem feito o contrário.

Repetindo o discurso de que “governar é cuidar das pessoas”, João também aproveitou a aurora do novo tempo para anunciar a ampliação do programa Opera Paraíba que realizou mais de 33 mil cirurgias eletivas na primeira gestão.

Ainda na saúde, o governador renovou o seu compromisso com a construção do Hospital de São Bento, abertura do Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade II da maternidade Frei Damião, rede de tomógrafos e hemodinâmica, ampliação de leitos de UTI e de enfermaria, UTI aeromédica e construção do Hospital da Mulher.


O otimismo tem sido marca do governo de João Azevedo. O próprio governador afirmou nas entrevistas que concedeu,que vai fazer reajustes no salários de servidores, confirmou a realização de concursos públicos, a manutenção de isenções e alíquotas reduzidas de impostos e anunciou a ampliação de programas sociais.

O balanço dos últimos quatro anos atestou o trabalho das forças de Segurança que conseguiu reduzir em 18% os assassinatos, incluindo os feminicídios (-25%), e ainda diminuir o número de ocorrências de crimes patrimoniais, como ataques a bancos, roubos a pessoa, a transportes coletivos e estabelecimentos comerciais. Nos primeiros 100 dias do governo, a população tem sentido a redução da violência.

O governador reafirmou o seu compromisso de realizar novos concursos públicos para o magistério e segurança pública. A  publicação de novos editais irão totalizar 2 mil vagas,  Este ano, dentro dos primeiros 100 dias do governo, João anunciou o resultado do concurso público da Polícia Civil com 1.400 vagas. E reforçou as forças de segurança do Estado.

O chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos em tecnologia e inteligência, além da valorização profissional para o alcance de indicadores positivos no segmento.

“Nós temos a melhor segurança pública do Norte/Nordeste, temos uma grande missão de avançar ainda mais e hoje celebramos os números das vitórias e conquistas que a área tem demonstrado ao país. Eu tenho muito orgulho da nossa segurança e vamos continuar com os investimentos”, frisou.

Apesar do otimismo, o governo tem uma longa estrada para percorrer. E muitas obras a realizar. Desta vez com as condições mais favoráveis, visto que no caminho não tem uma pandemia para atrapalhar. Além do mais, João tem uma boa relação com o presidente Lula, o que pode favorecer ainda mais os novos investimentos que o Estado necessita, principalmente nas obras de infraestrutura. Que sejam novos tempos de prosperidade e desenvolvimento.

Severino Lopes
PB Agora

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026