A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: o fascismo de Bolsonaro e a tentativa de golpe de Estado e religioso

Estivesse eu no futuro incerto das cartas de tarô, bola de cristal, feng shui, candomblé ou até mesmo nos efeitos “milagrosos” das igrejas pentecostais, aí valendo o catolicismo, que não é do seguimento pentecostal, observaria com atenção todos os ritos. Tenho meu profundo respeito a todas as denominações religiosas.

Não é o caso de gerar atritos, mas tenho direito à expressão, não podendo ficar em dívida ou situação vexatória dos credos que mencionei, ou deixei de mencionar, pois alguns deles se confundem com a atual política nacional, o que é lamentável.

Mas afinal, quem tem “maior” direito religioso em um país totalmente laico como o Brasil? E digo a você: nenhuma ordem religiosa tem mais ou menos direito. Está inviolável na Constituição Brasileira: “A liberdade religiosa é garantida pela Constituição de 1988 e está descrita no artigo 5º, que possui 77 incisos sobre os direitos fundamentais garantidos aos cidadãos”.

Então está tudo acertado. Se o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem seu credo, suponho, baseado no pentecostalismo, significa que outras ordens religiosas são “demoníacas?”. É claro que não! Ou os bolsonaristas discordam, pois eles são oposição a tudo o que não é espelho? Grandes querubins da ordem e “amor”?

Longe da legalidade constitucional, um pequeno grupo, acho que se chama “300 do Brasil”, em um patético plágio da famosa batalha e exército espartano de Termópilas, que lutou até o último homem contra forças superiores de Xerxes I, nem chega perto dos valentes e éticos guerreiros da antiguidade.

A única coisa que me chama a atenção desse grupelho é uma moça chamada Sara Fernanda Giromini, extremista de direita que adotou o pseudônimo Sara Winter, e cumpre mandado de prisão de outras cinco pessoas investigadas por exercerem atos antidemocráticos. Só isso! Nada mais para a história. Ela é um vazio!

E pelo sim, ou pelo não, vou me abster da minha ordem ou doutrina religiosa por um único motivo: minimizar os atritos entre facções políticas, e não partidárias. Esse é meu pensamento, e ponto final, ok? Fascismo nunca mais! Só para os débios -mentais. É só pra rimar. Não foi com você, claro!

 

Eliabe Castor
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe