Categorias: Política

Opinião: Nilvan vai à contramão da Justiça ao garantir início das aulas em janeiro, caso seja eleito

PUBLICIDADE

Restaurantes, bares, praias lotadas. Comércio funcionando para recuperar as perdas financeiras decorrentes à primeira onda da Covid-19. Distanciamento social cada vez mais negligenciado. O uso da máscara como acessório básico de “sobrevivência” sendo posto no lixo. Eleições municipais as quais muitos candidatos, partidários e apoiadores trocaram abraços, apertos de mão dentre outras “iguarias” de um pleito convencional.

Para piorar o cenário, ou a chamada “tempestade perfeita”, estamos às vésperas de um segundo turno eleitoral em João Pessoa, além, claro, das festas de fim de ano chegando. Shoppings lotados, comércio apinhado, confraternizações familiares e por aí segue em um cenário que os números de infecções e internações por Covid-19 começam a subir no país e, claro, na Paraíba, não excluindo a Capital.

Segunda onda da Covid-19

Para os especialistas da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a principal lição da segunda onda de casos da Covid-19 na Europa é mais do que óbvia. “Não devemos baixar a guarda”, afirmou à BBC News Mundo nesta segunda-feira (23) o diretor do departamento de doenças transmissíveis da entidade, Marcos Espinal.

No mesmo diapasão segue o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros. “Não houve discussão com relação a lockdown, mas se as atitudes da secretaria de Saúde fossem adotadas segundo o decreto estadual, nós não estaríamos neste cenário”, observou o chefe da pasta em entrevista radiofônica.

Nilvan Ferreira defende retorno às aulas contrariando decretos e decisões judiciais

E na contramão de todos esses argumentos vindos de especialistas de todo o mundo, o candidato à Prefeitura da Capital, Nilvan Ferreira (MDB) manteve também reunião nesta segunda-feira com entidades e representantes de escolas particulares. O postulante assumiu o compromisso de retorno das atividades escolares a partir do dia 18 de janeiro do próximo ano, caso eleito.

É algo perigoso afirmar tal possibilidade pois, sendo ele eleito a chefe do Executivo pessoense, certamente terá problemas judiciais. Basta observar a postura da Justiça Federal, em decisão liminar proferida na sexta-feira (20), que decidiu o findar das aulas presenciais nas faculdades em Cabedelo, município da Região Metropolitana de João Pessoa.

As aulas haviam sido reabertas com base no Decreto Municipal nº 68/2020. A decisão da Justiça Federal atende pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) em ação civil pública ajuizada em 25 de outubro de 2020, em decorrência do aumento da transmissão do novo coronavírus.

Então, não é salutar prometer e não cumprir. E neste caso específico, o correto é não prometer. Principalmente quando vidas humanas estão, como sempre estiveram, diretamente ligadas ao tortuoso jogo de xadrez político. E aí fica para o leitor e ao próprio candidato tal reflexão.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sobe para 20 número de açudes sangrando na Paraíba; outros 80 estão em monitoramento pela Aesa

Atualmente, 20 açudes na Paraíba estão sangrando devido às fortes chuvas que atingiram o estado…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Azevêdo inaugura pavimentação de estradas em Arara, Serraria e Pilões

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Arara, Serraria e Pilões,…

17 de maio de 2024

MPT-PB destina R$ 571 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 571.934,92 (quinhentos e setenta e um mil,…

17 de maio de 2024

Seinfra-JP alerta população para evitar jogar lixo nas ruas e evitar alagamentos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024