Categorias: Política

OPINIÃO: João Azevêdo e Ricardo Coutinho estão brincando de Tom e Jerry. Mas é bom não exagerar

PUBLICIDADE

Pelo que indicam os últimos lances de aparições públicas dos dois, o governador João Azevêdo e o seu antecessor Ricardo Coutinho estavam apenas brincando de Tom e Jerry. A frenética platéia das oposições estava se divertindo bastante, mas durou pouco a encenação do aparente rompimento político entre o criador e a criatura.

Quando já se dava praticamente como certo o tal rompimento e os foguetões oposicionistas pipocavam celebrando, na mais movimentada assembléia do Orçamento Democrático realizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, no sábado, eis que RC e JA triunfalmente chegam ao ambiente quase de mãos dadas. Nos discursos trocaram elogios e confirmaram que estão juntos e misturados em nome do projeto político-administrativo.

Na quarta-feira, João e Ricardo se mantiveram distantes e indiferentes (coloquem aspas aí) nas arquibancadas do Almeidão para torcer pelo Botafogo contra o Fortaleza, reforçando a “convicção” oposicionista de que estariam em vias de rompimento.

Em meio a todo esse jogo de faz de conta, porém, ninguém arrisca afirmar como está, de fato, a relação entre João e Ricardo.

Nós da imprensa não temos tido a competência necessária para mergulhar na apuração dos fatos. Sobretudo depois dos avanços tecnológicos, que são fantásticos, nos acomodamos e deixamos de ir direto ao aos acontecimentos; optamos pela lei do menor esforço, de modo que não procuramos mais chegar o mais perto possível do real, apelando para o celular e zap zap, canais pelos quais ninguém se arrisca a dizer muito dada a vulnerabilidade da privacidade.

Tem fogo?

É possível que haja algum grau de insatisfações na relação de RC e JA? Pode ser, sim, o que seria natural, até certo ponto, quando um sucede a outro no governo. Já dizia Tarcísio Burity que o único governador do Brasil que não brigou com o seu antecessor foi Tomé de Souza, porque ele foi o primeiro e, portanto, não houve ninguém antes.

Mas, analisando-se com bom senso, é provável que não haja um rompimento. Seria entregar o ouro ao bandido, ou seja: atender a maior aspiração das oposições. A menos, é claro, que Ricardo Coutinho queira exercer alguma influência (ou poder) sobre a gestão de João Azevêdo, que já fala num tom de autonomia e busca imprimir a sua própria marca de gestão.

Ego

Ricardo e João Rompendo também dariam uma demonstração cabal de que os egos valem mais do que o projeto em si. O projeto do PSB (leia-se Ricardo Coutinho) indiscutivelmente foi muito bom para a Paraiba, sobretudo para enfrentar a crise que este País atravessa há alguns anos.

Prudência

De qualquer maneira, não é prudente essa brincadeira de Tom & Jerry. Vai que alguém passa da conta e provoca uma reação brusca demais de alguma parte…

Não é só a oposição que torce para um rompimento de Ricardo Coutinho com João Azevedo. Na própria base aliada do governo há parlamentares que até sugerem que este seria o melhor caminho para a gestão de João Azevedo. No G10, principalmente.

Campina, sempre Campina

Com o Ginásio do Morumbi quase lotado, a equipe da Unifacisa, paraibana de Campina Grande conquistou o título da Liga Ouro de Basquete 2019. Uma proeza e tanto da equipe campinense. Placar: 80 a 78.

Mediante a conquista deste honroso título, a equipe de Campina Grande passa a disputar a Novo Basquetebol Brasil (NBB), a competição mais importante da modalidade aqui no Brasil.

Dá-lhe Campina!!

Trabalho

A partir desta segunda-feira, João Pessoa terá mais duas Varas do Trabalho: a 12ª e da 13ª Varas, no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. A solenidade de instalação está programada para as16h.

Nesta terça-feira, às 9h, será instalada a 2ª Vara do Trabalho no Fórum José Carlos Arcoverde Nóbrega, em Santa Rita e, no mesmo dia, às 16h, será entregue a 7ª Vara do Trabalho do Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande.

 

Wellington Farias

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024