A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Estimulado por aspiração de operadores da segurança, Souza Neto disputará vaga na AL

Operadores no campo da segurança pública da Paraíba despertaram para a necessidade de terem maior representação nos parlamentos – especialmente na Assembleia Legislativa – como forma de fazerem valer suas aspirações coletivas.

Das polícias civil e militar, sobretudo, emanam sondagens a figuras de notório apelo popular sobre a possibilidade de toparem o desafio de concorrer às vagas nos parlamentos, a fim de representá-los.

Um dos mais notáveis policiais engajados nas fileiras da PM paraibana, o tenente-coronel Souza Neto tem sido, com muita frequência, consultado sobre encarar o desafio. Os questionamentos ultrapassam os limites das fileiras da PM e, portanto, partem de outros segmentos da sociedade. Mas, em sua maioria, de setores na área de segurança pública.

Candidatíssimo
Em conversa rotineira como colunista, uma fonte autorizada revelou nesta terça-feira (29.06) que o tenente-coronel Souza Neto é pré-candidato a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa do Estado. Ele teria dito que não será candidato “por simplesmente ser, mas atendendo a um chamamento de setores da área de segurança pública, e com propostas para o aperfeiçoamento da nossa sociedade, especialmente no campo da segurança, sem desprezar os demais”.

Popularidade
Reconhecido em todo o Estado como um dos policiais mais operosos da Paraíba, com ações relevantes de quando ocupou cargos importantes na sua carreira, Souza Neto tem sido sondado por lideranças partidárias, para ingressar na vida política desde há muito. As sondagens mais recente datam das eleições de 2020, quando foi convidado para ser candidato a vice-prefeito de João Pessoa tanto na chapa encabeçada por Nilvan Ferreira, como na do deputado Wallber Virgolino.

Ele também teria sido sondado por uma pessoa se aceitaria disputar o cargo de vice na chapa encabeçada pelo então candidato a prefeito, Cícero Lucena. “Mas não posso afirmar que foi uma consulta oficial, tampouco que esta pessoa fosse emissária de Cícero. Mas fui questionado a respeito”, detalhou a fonte à coluna.

Estes fatos, por si só, denotam o grau de popularidade de que desfruta Souza Neto no Estado da Paraíba. Traduzem o seu “ricol” decorrente de suas ações de quanto, por exemplo, criou a Rondas Ostensivas Táticas. A Rotan é um marco tão expressivo no campo da segurança pública que terminou sendo transformada em Batalhão militar sediado na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital.

Há 27 anos incorporado às fileiras da Polícia Militar da Paraíba, o tenente-coronel Souza Neto também foi comandante do V Batalhão da PM, com sede no Conjunto Valentina Figueiredo, em João Pessoa, e no II Batalhão da PM na cidade de Campina Grande.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe