Categorias: Política

Opinião: em paradoxo nítido, oposição deixa de ser plural e tem perfil de “salve-se quem puder!”

PUBLICIDADE

O plural pode ser singular. Pelo menos na política, por mais paradoxal, ou oximoro que possa ser. E aqui, sem qualquer, querendo, explico! Toda oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania) busca retirar o mesmo do poder. “Destroná-lo” do Palácio da Redenção. Contudo, não consegue, ela, um discurso e pensamento ideológico uniforme, fragmentando-a em uma colcha de retalhos com diversos tons de cinza.

E nessa figura de linguagem interessante, os oposicionistas –plurais – são levados ao singular. Ao “uno”, por assim dizer; estando todos lutando entre si, em uma batalha épica, cujo suposto adversário que está no poder, no primeiro momento, é o que menos importa. O bloco das oposições quer, sim, figurar em um possível segundo turno nas eleições de 2022. Mas nem todos irão.

Será interessante ver, ler, ouvir e degustar esse contrassenso lógico. Imagine, leitor, o caso particular do Partido dos Trabalhadores, cujo suposto pré-candidato da agremiação ao Governo do Estado será o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Nesse caso agudo, o plural já se torna singular, pois na sigla há um nítido cisma dentro da própria legenda, no qual uma ala defende caminhar junto com Azevêdo, estando, nessa receita complexa, o deputado federal Frei Anastácio, seu ex-colega de Câmara, Luiz Couto, e o deputado estadual Anísio Maia.

Na outra ponta figurão o ex-governador Ricardo Coutinho, as deputadas estaduais Cida Ramos e Estela Bezerra, além do seu colega de Casa, Jeová Campos, todos ainda no PSB, mas que migrarão para o PT tão logo a chamada janela partidária esteja posta sobre a mesa em 2022. É o plural no seu singular puro e simples.

Agora sigo a linha paradoxal na propalada oposição da ‘direita conservadora’, cujos expoentes diretos têm nome e sobrenome, sendo eles o deputado estadual e presidente do Patriota, Wallber Virgolino, o pré-candidato ao Governo do Estado, de Nilvan Ferreira, que preside PTB estadual, além do deputado estadual Cabo Gilberto (PSL), que irá para o PL no próximo ano.

Vale uma contagem, para o leitor não se perder. Em hipótese alguma o PT progressista, fracionado, ou não, irá formatar uma aliança com os conservadores, pois água e olho, como é sabido, não se misturam, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (petista maior) e o atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL). Ambos na corrida presidencial do próximo ano.

Agora é hora de seguir para o campo do que é concebido como centro. O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato a governador da Paraíba, não irá, em hipótese alguma, abrir mão da missão que lhe foi dada. O tucano, pelo menos no primeiro turno, não chegará próximo à vice-governadora Lígia Feliciano, pedetista há muito. Ele sabe que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou a intenção em colocá-la como candidata ao Governo do Estado em 2022.

E pelos últimos gestos políticos de Lígia e o clã Feliciano, tal fato deve, em breve, ser concretizado, o que só confirma o oxímoro já dito, no qual o plural pode ser singular, sim! Um paradoxo digno de Camões, que diz, em soneto famoso: “É um contentamento descontente…”.

O resto é o “salva-se quem puder!”. E ainda pode haver mais nesse imenso caldeirão desconexo chamado política partidária.

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026