Categorias: Política

Opinião: ”Cunhadismo” prejudicaria uma eventual aliança PV-PSB, com Edilma na cabeça de chapa, em JP

PUBLICIDADE

Em se confirmando a possível aliança entre o Partido Verde, de Luciano Cartaxo, e o PSB, de Ricardo Coutinho, para as eleições deste ano, a chapa especulada, tendo como cabeça a ex-secretária Edilma Freire, já nasceria incorrendo num vício deplorável da política brasileira: o surgimento ou a manutenção das oligarquias.

Edilma, principalmente na cabeça de chapa, representaria o “cunhadismo” na política. Afinal de contas, todo mundo e a mulher do seu Raimundo sabem que Luciano Cartaxo – depois de alimentar esperança de outros três secretários seus, de serem escolhidos para disputar a sua própria sucessão – optou pela prata da casa, ou melhor, pela prata da família, a sua concunhada. Aliás, dizem as línguas mais venenosas da política pessoense, que Cartaxo teria cedido à pressão de alcova, e que a escolha da concunhada seria resultado de um “pedido” da primeira-dama do município, Maísa Cartaxo.

Melhor seria

Numa eventual confirmação do PV com o PSB, melhor seria um nome com o mínimo de densidade eleitoral, afinidades ideológicas com os dois partidos, em vez de uma cartada doméstica.

Socialistas

Da parte do PSB, ventilou-se, por um tempo, que a pré-candidata poderia ser Amanda Rodrigues, mas segundo as últimas notícias veiculadas nesta terça-feira (9) pela imprensa, esta possibilidade estaria descartada pela indisposição dela para concorrer à sucessão municipal em função de estar grávida. Independente disso, Amanda também não seria um nome adequado em se tratando da companheira do ex-governador Ricardo Coutinho, presidente da Fundação João Mangabeira e presidente estadual do PSB, que historicamente combateu a formação e manutenção de oligarquias na política brasileira, além de se orgulhar de ter sido na política paraibana, sem ter origem oligárquica.

Tábua de salvação

Uma aliança do PV com o PSB é um projeto absolutamente viável e com grandes condições até de vencer a eleição, embora se constituísse numa tábua de salvação para os dois projetos políticos aí representados, considerando o isolamento que têm sofrido na política paraibana. Sobretudo, pela força e a influência que Ricardo Coutinho ainda tem, especialmente, em João Pessoa.

Optando por uma solução doméstica ou “cunhadística”, entretanto, o projeto poderia naufragar, sobretudo porque representaria interesses familiares e oligárquicos e não as aspirações dos eleitores, tampouco, corresponderia às necessidades de uma João Pessoa pós-pandemia.

Páreo duro

Desprezadas todas as alternativas caseiras, uma eventual aliança PV-PSB, com um nome de densidade eleitoral e afinado ideologicamente com os dois partidos, seria projeto pra ganhar a eleição.

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Liderança do Comando Vermelho é preso pela Polícia Rodoviária Federal na Paraíba

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF-PB), deflagrada na noite de ontem (12),…

13 de maio de 2024

Durante as chuvas no RS, Congresso derrubou parte de veto ao PL do Veneno. Confira como votaram os deputados paraibanos

O portal Congresso em Foco trouxe um levantamento, onde destaca que na última quinta-feira (9),…

13 de maio de 2024

PB Agora divulga nesta segunda-feira a primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Ingá

Em parceria com o Instituto Datavox, o portal PB Agora divulga, nesta segunda-feira (12), a…

12 de maio de 2024

No Marizão, Sousa conquista primeira vitória na Série D do Brasileirão

Precisando conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Sousa entrou em campo na tarde…

12 de maio de 2024

Paraíba inicia semana com mais de 460 oportunidades de trabalho em 11 municípios; saiba quais

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (13), disponibiliza 461…

12 de maio de 2024

MENINGITE: adolescente internada com suspeita da doença morre em Campina Grande; PB já registrou 18 casos em 2024

Morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande a adolescente de 12 anos que internada…

12 de maio de 2024