A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: com novo normal João Almeida anuncia candidatura pela net, ALPB sessões remotas e Tião “descobre” o Instagram

O chamado novo normal vem alterando a vida das pessoas em todos os sentidos. Distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, litros e mais litros de álcool em gel armazenados no que um dia foi um aquário e assim sucessivamente. Hoje o trabalho é home office e os exercícios físicos são praticados na sala, banheiro ou cozinha, a depender da disponibilidade do cômodo.

Mesmo os trabalhos parlamentares vêm sendo realizados de maneira remota, a exemplo da Assembleia Legislativa da Paraíba, uma das pioneiras no Brasil a adotar esse método. De um momento para o outro as plataformas digitais se transformaram em supermercados e locais para batalhas não campais por simpatizantes da esquerda e direita.

Fake news se transformou em palavra corriqueira e encontros com amigos e parentes só pela tela do notebook ou smartphone. O próprio trabalho dos jornalistas e radialistas teve que ser adaptado. E os políticos? Bem, aquele que não tiver um bom Instagram pode se considerar obsoleto.

Interessante é que a maioria dos que figuram as três esferas do Poder no país vêm utilizando esses canais online para se comunicar com a população. É o caso, por exemplo, do deputado estadual Tião Gomes (Avante). Pela 8ª vez cumprindo mais uma legislatura, não dispensa lives e postagens.

O mais novo adepto de forma contundente a abraçar o mundo digital é o prefeitável João Almeida (solidariedade). Não que ele estivesse por completo ausente do modelo de vida online, mas intensificou, e muito, suas aparições nas plataformas, sejam no Instagram, Facebook ou Twitter.

Por sinal Almeida, que pediu licença da Câmara Municipal de João Pessoa para se dedicar, por completo, à sua postulação a prefeito de João Pessoa, anunciou em primeira mão sua decisão utilizando as redes sociais.

Hoje disse ele, nos seus Stories do Instagram, que sua candidatura é irreversível, não apoiará o tucano Ruy Carneiro, seu adversário direto na disputa pela prefeitura da Capital, além de anunciar conversas com outras agremiações políticas, a exemplo do PSL e Avante. Ele “pautou” a imprensa pela internet.

E por falar em Avante veio à mente outro que utiliza de forma brilhante as redes sociais. Trata-se do deputado estadual Felipe Leitão, filiado à sigla que acabei de citar. Mais dois que não dispensam esse recurso: Raoni Mendes (DEM) e Eduardo Carneiro (PRTB). Aliás, como João Almeida e Ruy Carneiro, ambos são pré-candidatos a chefe do Executivo pessoense.

Então o novo normal é isso. Da lavagem de mãos com frequência, passando pela 8ª legislatura de Tião Gomes aos prefeitáveis citados, todos fincados nas plataformas digitais; a vida humana e a política jamais serão as mesmas. Sai o corpo a corpo das campanhas eleitorais e entram as lives.

Em dias atuais aniversários só à distância e almoçar em restaurante apenas quando as autoridades sanitárias permitirem. Ainda tem o figurino da máscara facial. Pura elegância!

Esse é o novo normal. Então viva!

 

Eliabe Castor
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe