Categorias: Política

Opinião: bolsonaristas raiz da Paraíba não entendem que política se faz com alianças e extremismo não é opção

PUBLICIDADE

As guerras por territórios ou motivadas pelo separatismo, divergências de pensamento, bem como embates políticos são vencidos, geralmente, graças às alianças. Não necessariamente os aliados devem falar a mesma língua. Pode haver algazarra em uma Babel, mas apoios externos para manter a torre em pé são fundamentais.

E é sempre bom lembrar que o fraco de hoje pode ser o forte de amanhã, daí a importância de não recusar forças que somem para atingir um objetivo comum. O trabalho em equipe é fundamental para evitar um revés ou, pelo menos, diminuir a possibilidade de uma derrota. E assim pensa o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), pré-candidato ao governo do estado.

Rodrigues tem a simpatia do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), de ser ele seu candidato na Paraíba. Por outro lado o ex-gestor da Rainha da Borborema não se configura no chamado bolsonarista raiz. Vindo do PSDB, tem perfil moderado e o extremismo passa longe da sua oratória e pensamentos políticos.

A prova veio em recente declaração à imprensa que aceitaria o apoio de partidos de esquerda. E aí o mundo caiu para as lideranças bolsonaristas do estado, como o comunicador Nilvan Ferreira, presidente estadual do PTB, o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Cabo Gilberto (PSL) e em menor volume seu colega de Casa, Walber Virgolino (Patriotas).

Virgolino tenta acalmar a ira dos que apoiam, de maneira radical, o ex-capitão em buscar a reeleição. O parlamentar diz que houve um equívoco de interpretação na fala do ex-prefeito de Campina Grande, mas assim como os demais do seu grupo, condiciona apoio a Romero Rodrigues apenas se ele aceitar o projeto de governo do “mito” de forma integral.

O equilíbrio de Camila Toscano

Bem mais equilibrada que seus pares, a deputada estadual Camila Toscano, que faz oposição ao governador João Azevêdo (Cidadania), vem defendendo o diálogo e rechaçando o radicalismo bolsonarista. Avalia a parlamentar que uma eleição só é vencida com a união de forças.

Até Bolsonaro entendeu que só governa e vence eleições com aliados

Até o próprio Bolsonaro mudou de ideia. Em 2018 o presidente disse que a palavra “Centrão” era o mesmo que um “palavrão”. E ainda mais: que o grupo foi “satanizado” e que os deputados deveriam atuar para se desvincular “disso daí”.

O general Augusto Heleno, atual ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, deixou claro que o alvo a ser batido era o chamado Centrão, comparado por ele a um grupo de ladrões. Agora o discurso mudou no Palácio do Planalto.

O atual mandatário do país recuou e, em pura “magia”, vem afirmando que sempre esteve no Centrão. Ele se prepara para a concessão definitiva: empossar um dos líderes do bloco de parlamentares, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), como novo chefe da poderosa Casa Civil, que desde fevereiro do ano passado é comandada por generais.

Então, ou os bolsonaristas radicais da Paraíba entendem que o jogo político orbita em conversas e troca de favores, ou lançam um extremista para concorrer ao governo do estado de maneira isolada e “pura”.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024