Inicio o texto com o seguinte adágio: “Não interessa o tamanho do desafio, o que importa é a grandeza da união”. E baseando-se nesse aspecto, observo a importância dos esforços implementados pelos prefeitos de João Pessoa e Campina Grande, respectivamente Cícero Lucena (Progressitas) e Bruno Cunha Lima (Solidariedade), além do governador João Azevêdo (Cidadania).
Mesmo com alguns pontos divergentes sobre a aplicação das vacinas contra a Covid-19, bem como diferentes olhares em relação às medidas restritivas defendidas pelos gestores, as gotas imunizadoras que salvam vidas vêm sendo aplicadas de forma ampla e segura para o alívio da população.
Aliado político de João Azevêdo, Cícero Lucena, tão logo assumiu a prefeitura da capital, priorizou a vacinação como ponto focal da sua gestão, e ao mesmo tempo “tocou” outros projetos envolvendo políticas públicas necessárias para o crescimento da cidade e bem-estar da sociedade de forma geral. O mesmo fez Azevêdo e Bruno Cunha Lima – que, aliás, está no campo das oposições ao chefe do Executivo estadual.
É certo que no começo da vacinação os três gestores e suas respectivas equipes técnicas tiveram certos problemas logísticos. Os repasses das vacinas, que são distribuídas pelo governo federal, estavam chegando na “ponta” de maneira minguada. Mas, após intensificar tal mecanismo, o processo de imunização nas duas maiores cidades da Paraíba, como em outros municípios paraibanos, fluiu e hoje é observada a vacinação em massa no estado como um todo.
Aplicativos foram criados para o agendamento on-line, evitando, assim, aglomerações. O sistema drive-thru foi e vem sendo outro mecanismo fundamental para o processo de imunização da população. E aqui faço um registro necessário. A importância do médico paraibano Marcelo Queiroga – atual ministro da Saúde – em todo o processo para abastecer não só a Paraíba, mas o país com o maior número possível de doses.
Mesmo convivendo com o negacionismo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), Queiroga assumiu o risco, “dobrou” a teimosia do ex-capitão, um fanático pela cloroquina e o não uso de máscaras. O ministro priorizou a vacina, algo que seu antecessor, o general Pazuello, não fez.
Em raciocínio contrário a Queiroga, o militar seguia cegamente os “desejos” de Bolsonaro e agora sofre as consequências da sua desastrosa gestão, estando a CPI da Covid no encalço do seu coturno já não tão reluzente.
Mas retornando à Paraíba, outros dois agentes públicos tiveram – e têm – papel primordial na batalha contra a pandemia no estado. Falo do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB) e seu colega Dinho Dowsley (Avante), que está à frente do Parlamento Mirim de João Pessoa.
Ambos colocaram as respectivas Casas que presidem à disposição dos agentes que estão diretamente ligados a combater a pandemia. Uma composição harmônica e eficaz de pura humanidade. Resultado dos esforços em conjunto? Uma queda significativa de infectados e mortos em decorrência das complicações causadas pela Covid-19.
A taxa de ocupação de leitos de UTIs destinados a receber pacientes acometidos pela Covid-19 vem baixando, dando alívio ao povo e profissionais de saúde. Porém, é interessante frisar que, mesmo com os números decrescentes, a pandemia está entre nós, daí a importância em seguir os protocolos de segurança firmados pelas autoridades sanitárias.
Por fim, observar que, mesmo havendo pensamentos políticos e ideológicos diferentes, a grandeza da união é nobre. Fundamental para a vida, especialmente em momento delicado como atual, cuja pandemia não respeita classe social, idade, cor, credo ou polarização política. O vírus mata.
Buscar a união para combater um inimigo em comum é o correto. O lógico. Trata-se do mais puro espírito de sobrevivência.
Eliabe Castor
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…