Categorias: Política

Opinião: a praça e a Assembleia Legislativa pertencem ao povo, mas não são locais de anarquia

PUBLICIDADE

”A praça! A praça é do povo / Como o céu é do condor”. Os versos partem do poeta e sonhador Castro Alves, que nos deixou de legado, em seu belo trabalho, essa verdade absoluta. Ano após ano o povo, em todos os cantos do mundo, sai às ruas e ocupa as praças para reivindicar seus direitos, denunciar e manifestar suas vontades.

O mesmo vale para as Casas legislativas. São nelas que a representatividade da sociedade está, e dessa forma deve ser, a fim de garantir a legalidade democrática preconizada em nossa Carta Magna. Contudo, faz-se necessário refletir, com atenção, a decisão do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), em consonância com os demais membros da Mesa Diretora.

E aqui estou falando sobre o acesso disciplinado voltado aos representantes de classe durante a Sessão Especial que discutiu a reforma previdenciária do Estado nesta segunda-feira. A precaução da Mesa Diretora foi legítima, visando dar espaço a todas as categorias na discussão da matéria, sem prejudicar ou ferir o princípio legal que a Casa de Epitácio Pessoa é sim, do povo, mas deve-se respeitar o limite máximo que o prédio pode suportar em relação ao número de pessoas que visitam o ambiente.

Foto: Paulo Bandeira / ALPB

A lógica foi seguida à risca, lembrando a Lei de Newton, que diz: “Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo”. E assim foi feito. No plenário, local que foi debatido à exaustão a reforma da Previdência do Estado, encontravam-se deputados, membros do Executivo estadual, além de representantes das mais diversas categorias de servidores públicos estaduais.

A ideia foi dar legitimidade à Sessão Especial, contemplando todas as categorias no plenário da Casa. Os demais servidores ficaram acomodados no auditório João Eudes e galerias, a fim de acompanhar a audiência. E para quem estranhou a presença da Polícia Militar no local, revistando, inclusive, todos que tiveram acesso à ALPB (eu mesmo fui um dos revistados), nada foi ilegal.

Foto: Paulo Bandeira / ALPB

Não houve constrangimento, apenas zelo pela disciplina; o cuidado para não haver excessos e manifestações conturbadas no interior da Casa, fato ocorrido na semana passada, quando o plenário da ALPB, que é pequeno, foi invadido por centenas de pessoas gritando palavras de ordem, afrontando servidores e parlamentares.

Sim, a Casa é do Povo, como a praça, mas até no passeio público deve-se manter o mínimo de civilidade, pois o caos não é democracia, é anarquia. Por fim, deve-se recomendar à Mesa Diretora da ALPB que utilize desse expediente sempre que for necessário. Não é um tolhimento à sociedade, mas controle de acesso legítimo; prática, aliás, adotada noutras Casas legislativas em todo o país.

Foto: Paulo Bandeira / ALPB

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

O governador João Azevêdo manteve o apoio às empresas de transportes de passageiros urbano, da…

27 de abril de 2024