Imagem ilustrativa - Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (06) a operação Expresso do Voto, com foco no combate a crimes eleitorais nos municípios de Mamanguape e Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba. A ação cumpriu duas ordens de busca e apreensão expedidas pela Justiça Eleitoral.
As investigações começaram a partir de uma requisição da Justiça Eleitoral, que apontava suspeitas de fraudes em transferências de domicílio eleitoral. De acordo com a PF, eleitores estariam utilizando comprovantes de residência falsificados para mudar o local de votação.
Com o avanço das investigações, a Polícia Federal identificou indícios de que as transferências fraudulentas foram “compradas” por um candidato a vereador, com a promessa de que os eleitores votariam nele nas eleições municipais de outubro de 2024. O candidato investigado também teria fornecido transporte para que os eleitores de outros municípios comparecessem às urnas no dia do pleito.
Os envolvidos poderão responder por captação ilícita de votos e falsificação de documento particular para fins eleitorais, conforme os artigos 299 e 349 do Código Eleitoral (Lei 4.737/65). As penas podem variar de reclusão a multa, dependendo da comprovação dos crimes e do grau de envolvimento dos investigados.
A Polícia Federal não informou os nomes dos investigados e segue com os trabalhos de apuração. A operação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral e da PF em garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral, especialmente com a proximidade das eleições municipais de 2024.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…
Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…
Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…