O governador Ricardo Coutinho fez um balanço positivo da conclusão da primeira etapa do Orçamento Democrático da Paraíba. Ele afirmou que as plenárias foram um grande exemplo de democracia participativa: “O Orçamento Democrático vai ter o poder de distribuir melhor os recursos aplicados no Estado”, comemorou o governador, durante o programa Fala Governador, transmitido pela Rádio Tabajara.
O governador disse que a importância das plenárias foi a de elencar as prioridades da população para distribuir melhor os recursos e espera poder avançar ainda mais para implantar um novo modelo de gestão administrativa na Paraíba.
Em cinco meses, 45 municípios já foram visitados pelo governador para dialogar e atender as questões levantadas pelo povo no interior do Estado: “É a certeza de um governador que está próximo à sua população”, disse Ricardo. No total, 12 mil pessoas participaram das 15 plenárias realizadas no primeiro ciclo de discussões. No período das plenárias do Orçamento Democrático, o Governo do Estado anunciou investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões relativos às ordens de serviços assinadas. “É um dinheiro importante que traz para a população uma perspectiva de desenvolvimento com outro ritmo e principalmente atendendo as prioridades elencadas nas plenárias porque isto é fundamental”, ressaltou.
Ricardo ainda destacou a participação de cerca de 12 mil paraibanos nas plenárias do Orçamento Democrático, que vai ter o poder de democratizar a distribuição de recursos. As plenárias, um total de 15, foram concluídas neste final de semana em Princesa Isabel, na sexta-feira (10) e no sábado (11) em Itaporanga, alto Sertão. Estes debates entre governo e sociedade constituíram a primeira etapa do programa de governo.
Ricardo Coutinho ressaltou que as plenárias se constituíram no primeiro ciclo de debates do Orçamento Democrático. “Ele não acaba agora, agora foi apenas a primeira etapa onde a população elegeu as prioridades que deverão se fazer presentes nas ações do governo seja no próximo ano ou agora, este ano, caso o governo tenha recursos”, declarou.
O governador revelou que, dentro das possibilidades do Estado, o Governo já está se antecipando com ações nas áreas de estradas, saúde, educação, para fazer com que a população tenha acesso a melhorias a partir desse processo de democratização existente hoje na Paraíba. Ricardo Coutinho lembrou que em cada plenária foram assinadas ordens de serviços.
Ricardo lembrou que o Estado não tem dinheiro para realizar todas as obras agora, e que o Orçamento Democrático busca alinhar as prioridades do povo, fazendo com que a população possa ter um salto de qualidade da vida muito importante e é isto que o Governo quer. Afirmou que o atual governo está implantando um novo modelo de gestão, um novo modelo administrativo no sentido de priorizar o interesse público. “Nós queremos fazer com que essa Paraíba dê um grande salto no seu desenvolvimento, para isto estamos economizando cada centavo e investindo nas áreas mais carentes da população”, disse.
A fase seguinte do Orçamento Democrático Estadual começa em agosto, quando serão realizadas as assembleias locais. Nesta etapa, a população se reunirá em suas respectivas cidades para eleger um grupo de Conselheiros Locais, que representarão cada município e terão a função de fiscalizar e acompanhar as demandas de sua região, que foram apontadas nas audiências regionais
BALANÇO DA 1ª ETAPA DO OD
11.359 inscritos nas 15 plenáriasDemandas
Saúde – 7.294 apontamentos
Educação – 6.021
Estradas – 2.971
Segurança – 1.758
Abastecimento d’água – 1.682
Geração de emprego e renda – 1.251
Agricultura – 546
Implantação de indústrias – 348 votos
Secom-PB
O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…
Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…
Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…
Ontem (02), o pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que divulgou orientações sobre…
Na abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (02), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que divergências…
O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…