A revitalização e urbanização do Açude de Bodocongó, obra que está na fase de terraplanagem e é um sonho da comunidade, deve ter sua conclusão até abril de 2016, segundo representantes do Governo do Estado. Recentemente a vice-governadora Lígia Feliciano esteve visitando o canteiro de obras e recebeu dos engenheiros responsáveis pela obra a confirmação de que, em breve, a empreiteira iniciará a base das estruturas que comporão o novo complexo esportivo e de lazer.
Segundo a vice governadora, o projeto é arrojado e significa um investimento importante do governo estadual para Campina Grande. “Aqui nós teremos uma completa área de lazer, com quiosques, restaurantes, quadras de esporte, pista de skate, anfiteatro, além de uma pista de caminhada em todo o entorno do açude. Então, é uma ação forte do governo, que proporcionará desenvolvimento para esta região da cidade e melhor qualidade de vida para as pessoas”, comentou.
Orçado em R$ 35,9 milhões, o projeto de revitalização do Açude de Bodocongó, de responsabilidade do Governo do Estado, deverá estar concluído até meados de 2016. Todo o trabalho de terraplenagem das áreas que serão urbanizadas já foi providenciado pela Via Engenharia, a construtora vencedora do processo de licitação para execução das obras. Vinte operários estão empenhados na drenagem de todos os esgotos das casas e prédios situados no entorno do tradicional açude de Campina Grande.
O engenheiro Luciano Maia, da Superintendência do Plano de Obras do Estado da Paraíba (Suplan), responsável pela fiscalização das obras, informa que, o Projeto de Drenagem está sendo analisado pela Cagepa. De acordo com o projeto, todos os esgotos serão desviados da bacia do açude para uma estação de tratamento.
Terminados os serviços de drenagem, começará a fase de urbanização e de construção civil prevista no projeto de revitalização, o primeiro na história do açude. Ao redor dele serão construídas calçadas e ciclovias. A calçada passará por trás da Faculdade de Medicina e do antigo Instituto Médico Legal, que será demolido.
Redação








