Eu conheço de perto o ex-senador e ex-deputado federal Carlos Dunga. Não na intimidade, mas o suficiente para saber de muitas de suas características. Sobretudo as políticas. Caririzeiro, inteligente, articulado, matreiro (acho que seu currículo político fala tudo isso), Dunga não é de esperar muito aquilo que pode ser resolvido logo.
É assim com a decisão sobre ter ou não seu nome indicado como candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. É como se eu estivesse vendo Dunga conversando com correligionários e dizendo que não vai ficar á mercê dessa decisão, numa espera sem fim, empurrada com a barriga para a undécima hora.
A verdade é que a participação do PTB na chapa de Ricardo Coutinho vem sendo debatida desde o ano passado. Aliás, foi o PTB, pelas palavras de Armando Abílio, o primeiro partido a anunciar apoio à candidatura de Coutinho ao Governo do Estado. Daí a razão de o partido querer que a decisão saia logo, pois tem que também decidir internamente seus rumos em 2010.
Aliados de Carlos Dunga – e o próprio, também – confirmam que o ‘Tempo de Dunga’ está definido para esta semana. Todo mundo sabe que as coisas, no Brasil, só acontecem após o Carnaval. E Dunga não aceita que esta saia dias após o Carnaval não. Tem que ser logo. Acabou o Carnaval, vamos resolver e pronto.
Portanto, até esta quinta-feira Dunga quer a decisão tomada e anunciada. Pode ser até que a decisão já tenha ocorrido, faltando apenas o anúncio – neste caso, o óbvio diz que o PTB não terá sido contemplado com a vice, pois não haveria explicação para o fato de Dunga estar ansioso, à espera de algo decidido em seu favor e ainda não anunciado.
Se a lógica prevalecer, o PTB dançou na folia de momo sem ter sido avisado. Neste caso, não se admirem se até o final da semana Dunga anunciar não apenas a sua candidatura a deputado estadual, como vem dizendo, mas também seu entendimento com o governador José Maranhão, apoiando a sua reeleição. Alguém duvida?







