O relatório da Polícia Federal

1) O relatório da Polícia Federal trouxe dados concretos sobre a execução de atos preparatórios para um golpe: prints de conversa e imagens de planos e de cartas com teor de ruptura institucional para a realização de novas eleições demonstram que medidas foram tomadas para concretizar o golpe.

2) O candidato a Vice Presidente Braga Netto foi o principal responsável por incentivar ataques pessoais e a familiares dos comandantes das forças armadas com vistas a uma ruptura institucional. Pelo relatório, Braga Netto foi o principal agente a tentar levar adiante o golpe.

3) E Bolsonaro? A investigação demonstra que ele se reuniu com os investigados, mas não prova que ele deu alguma ordem direta para execução de um plano. A Polícia Federal listou elementos que indicam sua participação, mas não apresentou uma prova cabal e contundente.

4) Existe uma mensagem de Mauro Cid que indica que Bolsonaro sabia de uma Carta Aberta que falava em restabelecer a ordem a partir de uma ruptura institucional. Uma mensagem de terceiro é suficiente para estabelecer uma relação direta? Será preciso esperar se a delação premiada de Cid trará algum elemento mais incriminador.

5) Os prints das conversas demonstram que a atuação de alguns agentes de alta patente, precisamente os generais do Exército e da Aeronáutica, impediram o avanço da trama golpista. É lamentável que o Brasil tenha chegado ao precipício de uma ruptura institucional e política.

6) O julgamento do caso, no próximo ano, vai ser muito divisivo para o amadurecimento do país. A politização dos ministros prejudicará bastante a correição do processo. Teremos um julgamento imparcial? Certamente, não.

Em meio a toda essa trágica crônica, o Brasil terá uma chance de amadurecer, de afastar-se de extremismos e de tentar diminuir a temperatura da polarização. E a direita terá uma chance de se reinventar longe de extremismos. Mas dificilmente tudo isso irá acontecer.

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026