Categorias: Política

O que Dilma e Serra já falaram sobre Marina

PUBLICIDADE

Saiba o que Dilma e Serra já falaram sobre as propostas de Marina

PV realiza convenção neste domingo (17) para definir apoio no 2º turno.
Partido divulgou propostas que defende para discutir quem irá apoiar.

O G1 fez um levantamento sobre o que os dois candidatos à Presidência da República – Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) – já disseram ou apresentaram sobre as propostas divulgadas pelo PV como condição para o apoio da legenda no segundo turno.

Neste domingo (17), o partido realiza uma convenção para definir que posição adotará: a neutralidade ou o apoio a um dos presidenciáveis.

O apoio do partido é disputado em virtude do desempenho da senadora Marina Silva (PV) no primeiro turno. Ela ficou em terceiro lugar na disputa, com quase 20 milhões de votos.

O programa apresentado pelo PV aos candidatos possui dez temas, divididos em 42 propostas. Nesta semana, Dilma e Serra enviaram cartas ao PV apresentando suas posições e compromissos sobre as propostas dos verdes.

O PSDB afirmou que há "grande convergência entre o programa de governo do partido e as propostas do PV" e especificou alguns temas. A carta de Dilma apresentou comentários sobre os temas propostos e disse que as observações refletem uma "primeira percepção da agenda" que pode ser objeto de "aprofundamentos".

O G1 reuniu informações em reportagens sobre os candidatos, discursos, nos sites das campanhas e nos documentos protocolados pelos presidenciáveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentar suas propostas. A reportagem enviou às assessorias dos candidatos os pontos sobre os quais não foram encontrados registros específicos, mas não obteve resposta.

Veja abaixo, ponto a ponto, a posição de Dilma e de Serra.

 

 

1. TRANSPARÊNCIA E ÉTICA

O QUE MARINA PROPÕE

DILMA

SERRA

Não instituição de qualquer mecanismo de tutela ou controle sobre a liberdade de imprensa

Afirmou que prefere “um milhão de vezes” as críticas do que “o silêncio dos calabouços da ditadura”. “Liberdade de expressão e de opinião, pra mim, é, no Brasil, não ter cadeia por delito de opinião, por manifestação política, por direito de greve, por fato que os estudantes possam fazer manifestação e passeata”, afirmou.

No documento protocolado no TSE, defende que a liberdade de imprensa não seja “intimidada, pressionada pelo governo ou patrulhada por partidos e movimentos.” “Não há democracia sem liberdade de imprensa, sem liberdade de expressão e de informação. Eu, na Presidência da República, vou respeitar, até o fundo da alma, essa liberdade de expressão e de informação porque ela é a garantia da democracia”, disse.

Transparência das informações sobre execução orçamentária do governo federal disponibilizando na internet dados primários do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), permitindo o acompanhamento da execução dos contratos e dos processos decisórios inclusive dos conselhos de governo e agências reguladoras

Em carta enviada a Marina, a candidata petista diz que "as avançadas medidas de transparência de informações sobre a execução orçamentária e de contratos deverão ser aprofundadas com rapidez nos próximos anos."

Não foram encontrados registros sobre o assunto em discursos e entrevistas do candidato, nas propostas apresentadas em seu site ou no documento protocolado pela campanha no TSE.

 

2. REFORMA ELEITORAL

O QUE MARINA PROPÕE

DILMA

SERRA

Encaminhamento ao Congresso de reforma política com adoção do voto distrital misto, lista cívica e financiamento público de campanhas.

Em carta enviada a Marina, a candidata petista fez a ressalva de que a reforma política é uma questão a ser tratada no Congresso, mas que a Presidência da República "não deve estar alheia ao tema".

A petista já disse concordar com a proposta apresentada por Marina Silva de uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma. “Seria uma forma de ter um conjunto de pessoas escolhidas e eleitas sem interesse específico na matéria – porque não continuariam – para legislar sobre uma questão tão relevante que é a reforma política”, afirmou.

 

Defendeu que a reforma política comece com a mudança no sistema de votação nas eleições proporcionais para o modelo distrital. A intenção seria alterar as regras para as eleições de vereador já em 2012 e deixar a mudança a nível federal para 2018. “Minha proposta de por onde começar a reforma política é instituindo eleições distritais puras nos municípios onde tem eleições em dois turnos.”

Carta enviada pelo PSDB ao PV fala em "convergir nos itens da reforma eleitoral visando substituir o voto nominal-proporcional pelo voto distrital e reduzir o custo das campanhas."

 

 

3. EDUCAÇÃO PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

O QUE MARINA PROPÕE

DILMA

SERRA

Elevação do investimento em educação do setor público para 7% do PIB, priorizando novos investimentos na direção da universalização do acesso à pré-escola e à creche

Documento protocolado no TSE fala em “expandir o orçamento da educação, ciência e tecnologia e melhorar a eficiência do gasto”.

A candidata do PT promete construir seis mil creches e, em carta enviada a Marina, afirma que está de acordo com os pontos apresentados pela senadora sobre o tema educação.

O candidato do PSDB propõe expandir o número de creches no Brasil todo.

Não foram encontrados registros específicos, em discursos ou entrevistas do candidato, sobre a expansão do gasto em educação.

Eliminação do analfabetismo entre jovens de 15 a 30 anos até 2014 e erradicação do analfabetismo até 2018

Documento protocolado no TSE fala em “erradicação do analfabetismo”.

Em carta enviada a Marina, a candidata do PT diz que está de acordo com todos os pontos apresentados pela senadora sobre o tema educação.

O tucano propõe colocar dois professores em sala de aula nas primeiras séries do ensino fundamental para que todas as crianças de até oito anos sejam alfabetizadas.

Valorização dos professores da rede pública na sua remuneração, acesso universal a computador e internet, programas de aperfeiçoamento, formação continuada e fóruns democráticos para aprimoramento de currículos e métodos pedagógicos

A petista defendeu "salário decente" para os professores, plano de carreira e formação continuada.

Em carta enviada a Marina, a candidata diz que está de acordo com todos os pontos apresentados pela senadora sobre o tema educação.

Serra disse que pretende ajudar estados e municípios a cumprir o pagamento do piso salarial dos professores do ensino fundamental.

Ele também afirmou que, se eleito, irá investir na capacitação dos educadores e que irá estabelecer "um canal de diálogo permanente" com os profissionais da área.

Viabilização, nos primeiros seis meses de governo, da aprovação no Congresso da Lei de Responsabilidade Educacional e a criação do Sistema Nacional de Educação

 

Documento protocolado no TSE fala em construir um “Sistema Nacional Articulado de Educação” para “redesenhar o pacto federativo e os mecanismos de gestão”

Em carta enviada a Marina, diz que está de acordo com todos os pontos apresentados pela senadora sobre o tema educação.

Não foram encontrados registros sobre o tema em discursos e entrevistas do candidato, nas propostas apresentadas em seu site ou no documento protocolado pela campanha no TSE.

 

4. SEGURANÇA PÚBLICA

O QUE MARINA PROPÕE

DILMA

SERRA

Programa de subsídios à manutenção na escola ou em curso técnico profissionalizante de todos jovens em situação de risco

Em carta enviada a Marina, a candidata petista diz que a segurança pública "não se esgota nas ações repressivas" e cita a bolsa Protejo, do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), que abrange cursos de qualificação e atividades de formação cidadã.

Proposta no site do candidato fala em "conceder uma bolsa extra para que os jovens das famílias atendidas pelo Bolsa Família possam estudar e se preparar para o exercício de uma profissão".

Fundo nacional de segurança para complementar os salários dos policiais civis e militares de forma a garantir sua dedicação exclusiva à segurança pública

Documento protocolado no TSE propõe “criar o Fundo Constitucional de Segurança Pública para, progressivamente, instituir e subsidiar o piso salarial nacional das policias civis e militares até 2016, quando os Estados da Federação passarão a ser responsáveis integralmente pelo cumprimento do piso”

Em carta enviada a Marina, a candidata petista diz que, se eleita, irá enviar ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para tratar de um piso nacional para os policiais.

Proposta no site do candidato fala em “investir em treinamento, integração e melhores salários para os policiais”.

Carta enviada pelo PSDB ao PV fala em "promover a valorização profissional dos policiais civis e militares de modo a que eles possam se dedicar exclusivamente às funções policiais, levando em conta as condições peculiares de cada Estado e considerando a futura criação do Ministério da Segurança Pública."

Encaminhar, no prazo de seis meses, PEC para reforma do modelo policial brasileiro

Em carta a Marina, disse que seu programa de governo "prevê a revisão do modelo atual de segurança pública e a institucionalização de um Sistema Único de Segurança Pública".

Não foram encontrados registros sobre o tema em discursos e entrevistas do candidato, nas propostas apresentadas em seu site ou no documento protocolado pela campanha no TSE.

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Festejos juninos: segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

A Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social da Paraíba (Sesds) conta com uma…

16 de maio de 2024

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

16 de maio de 2024

Defesa Civil de Campina Grande monitora áreas após fortes chuvas registradas nesta 4ª

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Defesa Civil, realizou ações de visitas, monitoramentos…

16 de maio de 2024

Voz marcante do futebol, narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos

O narrador Silvio Luiz, umas das principais vozes do esporte brasileiro, morreu nesta quinta-feira (16)…

16 de maio de 2024

Atual prefeita de Areia, Silvia Cunha Lima não disputará a reeleição, revela marido da gestora

O ex-prefeito de Areia, Elson Cunha Lima Filho, surpreendeu ao anunciar, em uma entrevista concedida…

16 de maio de 2024

Mídia nacional destaca novo projeto de Efraim que busca acordo entre Planalto e Congresso sobre a desoneração da folha

O portal Correio Brasiliense trouxe matéria nesta quinta-feira (16), onde destaca que o senador Efraim…

16 de maio de 2024