“O povo indígena merece respeito”, diz Murilo ao criticar voto de colegas, incluindo Romero, ao projeto do Marco Temporal

PUBLICIDADE

Durou pouco, a lua de mel? Apesar de há poucos dias, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), ter tecido singelos elogios e reforçado convite para se filiar a sigla, ao deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), inclusive dando a este a opção de lançar a pré-candidatura a prefeito de Campina, ontem Murilo criticou os deputados federais paraibanos, incluindo Romero que votaram favoráveis ao projeto de lei sobre o marco temporal da ocupação de terras por povos indígenas (PL 490/07). Segundo Murilo, o povo indígena merece ‘respeito’, ao condenar o voto de Romero.

“O povo indígena merece respeito, merece ter a demarcação no tempo que for devido”, afirmou Murilo, destacando que o projeto restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da nova Constituição federal. Entre os paraibanos, 8 dos 12 deputados votaram a favor da restrição de direitos aos povos indígenas. Houve protestos e gritos de assassinos durante a votação. Votaram favoráveis ao PL, Romero Rodrigues (Podemos), Aguinaldo Ribeiro (PP) Cabo Gilberto Silva (PL); Damião Feliciano (União); Hugo Motta (Republicanos); Mersinho Lucena (PP); Ruy Carneiro (Podemos) e Wellington Roberto (PL).

Além de Murilo, quem também criticou o voto favorável dos deputados paraibanos ao marco temporal, foi o presidente estadual do PT da Paraíba, Jackson Macêdo. “É o Centrão sendo Centrão. É uma derrota para o país. Quem acha que isso é uma derrota para o governo, está errado. Perde o Brasil. Esses deputados sempre estarão a serviço dos grandes empresários e do agronegócio. A pauta ambiental e de defesa dos povos originários é secundária”, pontuou. Na Paraíba, votaram contra a proposta apenas os deputados Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT) e Murilo Galdino (PL).

Recentemente Murilo e seu irmão Adriano Galdino, estavam em lua de mel, com Romero, onde apontava inclusive que a legenda daria suporte a uma possível candidatura de Romero a prefeito de Campina Grande em 2024. “Eu fiz o convite pessoalmente, Adriano Galdino fez o convite por meio da Imprensa. Já conversei bastante com o Romero. Como eu disse Romero, tem uma vontade sim de voltar a ser prefeito de Campina Grande, não sei se ele será agora nessa próxima eleição em 2024 ou numa eleição futura, mas o que deixei bem claro para ele é que o Republicanos tem sim interesse de um quadro como o ex-prefeito Romero Rodrigues em seus quadros”, disse.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ana Cláudia representa Veneziano e ressalta união de esforços que permitiu requalificação do Parque Evaldo Cruz em Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi representado nesta segunda-feira…

27 de maio de 2024

Apesar de endossar nome de Romero para PMCG, aliada de Galdino não vê tempo para esperar e aponta Jhony como opção

Aliada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) em Campina Grande, a vereadora Valéria Aragão (Republicanos),…

27 de maio de 2024

Para atrair legado, esposa de Ricardo Coutinho pode ser indicada para vice de Cartaxo na disputa pela Prefeitura de JP

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) admitiu, durante entrevista nesta segunda-feira (27) a possibilidade de…

27 de maio de 2024

Cartaxo prega unidade diz que vai buscar apoio de Cida Ramos para PMJP: “Superar divergências”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) confirmou, em entrevista nesta segunda-feira (27), que buscará o…

27 de maio de 2024

“Se não cumpre atribuições não tem como fazer festas”, diz presidente do TCE sobre gastos de prefeituras com festejos juninos

Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), Nominando Diniz garantiu que o Tribunal não…

27 de maio de 2024

Opinião – Governador Tarcísio de Freitas: A bola da Vez!

Esse jovem político, governador do estado de São Paulo (49 anos), é uma amostra viva…

27 de maio de 2024