“O povo indígena merece respeito”, diz Murilo ao criticar voto de colegas, incluindo Romero, ao projeto do Marco Temporal

Durou pouco, a lua de mel? Apesar de há poucos dias, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), ter tecido singelos elogios e reforçado convite para se filiar a sigla, ao deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), inclusive dando a este a opção de lançar a pré-candidatura a prefeito de Campina, ontem Murilo criticou os deputados federais paraibanos, incluindo Romero que votaram favoráveis ao projeto de lei sobre o marco temporal da ocupação de terras por povos indígenas (PL 490/07). Segundo Murilo, o povo indígena merece ‘respeito’, ao condenar o voto de Romero.

“O povo indígena merece respeito, merece ter a demarcação no tempo que for devido”, afirmou Murilo, destacando que o projeto restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da nova Constituição federal. Entre os paraibanos, 8 dos 12 deputados votaram a favor da restrição de direitos aos povos indígenas. Houve protestos e gritos de assassinos durante a votação. Votaram favoráveis ao PL, Romero Rodrigues (Podemos), Aguinaldo Ribeiro (PP) Cabo Gilberto Silva (PL); Damião Feliciano (União); Hugo Motta (Republicanos); Mersinho Lucena (PP); Ruy Carneiro (Podemos) e Wellington Roberto (PL).

Além de Murilo, quem também criticou o voto favorável dos deputados paraibanos ao marco temporal, foi o presidente estadual do PT da Paraíba, Jackson Macêdo. “É o Centrão sendo Centrão. É uma derrota para o país. Quem acha que isso é uma derrota para o governo, está errado. Perde o Brasil. Esses deputados sempre estarão a serviço dos grandes empresários e do agronegócio. A pauta ambiental e de defesa dos povos originários é secundária”, pontuou. Na Paraíba, votaram contra a proposta apenas os deputados Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT) e Murilo Galdino (PL).

Recentemente Murilo e seu irmão Adriano Galdino, estavam em lua de mel, com Romero, onde apontava inclusive que a legenda daria suporte a uma possível candidatura de Romero a prefeito de Campina Grande em 2024. “Eu fiz o convite pessoalmente, Adriano Galdino fez o convite por meio da Imprensa. Já conversei bastante com o Romero. Como eu disse Romero, tem uma vontade sim de voltar a ser prefeito de Campina Grande, não sei se ele será agora nessa próxima eleição em 2024 ou numa eleição futura, mas o que deixei bem claro para ele é que o Republicanos tem sim interesse de um quadro como o ex-prefeito Romero Rodrigues em seus quadros”, disse.

Da Redação

Últimas notícias

Petrobras reduz em 5,2% preço de gasolina a partir de amanhã

A Petrobras anunciou que vai reduzir os preços de venda de gasolina para as distribuidoras…

26 de janeiro de 2026

IML confirma que feto encontrado em JP morreu de forma intrauterina

O Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (26), informações sobre…

26 de janeiro de 2026

Cantor João Lima se apresenta à polícia e é preso por violência doméstica contra ex-esposa

O cantor João Lima foi preso na manhã desta segunda-feira (26), após se apresentar voluntariamente…

26 de janeiro de 2026

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima e diz que colaborará com apuração das denúncias contra o filho

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

Hytalo Santos é condenado por propaganda enganosa em sorteio milionário nunca realizado

O influenciador digital Hytalo Santos, que já se encontra preso preventivamente desde agosto de 2025…

26 de janeiro de 2026

Cida Ramos recorre a Gilmar Mendes por trancamento de processos da Calvário

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Cida Ramos, confirmou que solicitou ao…

26 de janeiro de 2026