Categorias: Política

O Poder ‘é Peso’!

‘Fogo morro acima; Água morro abaixo; Poder do mandato’. São três coisas com as quais fica difícil remar contra. Eu já escrevi aqui sobre isso aqui neste espaço e retorno ao assunto: quando se está no poder, as coisas fluem mais facilmente. Quem não quiser crer nisto, que não creia, mas a verdade é esta: Dilma Roussef nacionalmente, José Maranhão na Paraíba. Os dois têm narizes de vantagem para as eleições deste ano.

Em nível nacional, as duas últimas pesquisas de opinião sobre a eleição para Presidente da República divulgadas pela grande mídia mostram que o crescimento de Dilma Roussef continua (na pesquisa CNT Sensus a ministra aparece, inclusive, empatada tecnicamente com o tucano José Serra, atual governador de São Paulo e ainda pretenso candidato à sucessão do presidente Lula).

Na Paraíba, as últimas amostragens não são de agora. Porém, à época em que foram feitas, apontaram que o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) estava à frente do atual governador, José Maranhão. Mas estas pesquisas são de uma etapa da pré-campanha bem diferente da que vivemos agora.

A verdade é que só uma nova pesquisa poderá mostrar, por exemplo, se a adesão – a se confirmar – de Efrain Moraes (DEM) agregou mais que desagregou à candidatura de RC. Isso porque Ricardo ganhou e perdeu, ao mesmo tempo. Ganhou no interior – sobretudo no Vale do Sabugi, região de Efrain – onde ele, Ricardo, não tinha peso eleitoral. Perdeu junto aos seus eleitores natos, que não engoliram a união.

Também se deve mensurar a adesão – também a se confirmar – de Cássio Cunha Lima. Desta forma, também digo que RC ganhou por um lado e perdeu por outro. Ganhou em Campina Grande e em outras cidades do interior, onde o prefeito pessoense não era conhecido. Perdeu junto aos seus eleitores mais fiéis, também. O que se deve verificar é se a diferença entre um e outro lhe é favorável.

Mas talvez o maior indicador esteja na ‘relação política’ de ganho e perda. Ricardo vem recebendo adesões (ou promessas de adesões) de partidos como PTB, PP e lideranças outras, que colocam o apoio com condições que se assemelham entre si. Isso pode causar problemas, pois ao atender determinada condição e agradar determinado partido, liderança ou grupo político, tem o prejuízo, por outro lado, por ter que desagradar a outros.

Se ganha – ou se tem a promessa de ganhar – de um lado, perde por outro. RC vem perdendo prefeitos (inclusive do PSB), perdendo apoios na Assembléia (sem falar nos deputados federais e estaduais que o PSB perdeu no ano passado por conta da nova posição política de seu líder maior na capital) e perdeu, até mesmo, na Câmara Municipal de João Pessoa, terreno onde a influência estadual tem peso, ante a esfera municipal.

Diante desta realidade, para que Ricardo apresente, numa eventual pesquisa de opinião, números parecidos ou melhores dos que vinha apresentando, deve não só ter demonstrado preocupação com as últimas movimentações das peças desse xadrez político, mas, acima de tudo, ter tomado providências. Se estas foram, ocorreram em silêncio, pois não ficaram evidentes. Poderão aparecer depois. É aguardar pra ver.

Últimas notícias

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026

Desfiles de ala ursas e maracatus animam Carnaval Tradição nesta segunda-feira

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa desta segunda-feira (16) movimentam a cidade com…

16 de fevereiro de 2026

Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…

16 de fevereiro de 2026

Abono salarial PIS/Pasep inicia 1º pagamento; saiba se vai receber

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…

16 de fevereiro de 2026

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026