Eu já estou cheio de tanto comentar, aqui, sobre o governo de Ricardo Coutinho. E talvez os leitores também. Confesso que procurei, neste final de semana, falar sobre outros assuntos. Até pensei no início da Semana Santa, pois no Domingo de Ramos a Igreja Católica dá início às celebrações que lembram a morte e ressurreição de Cristo.
Mas não consegui, graças ao governo RC. Sobretudo a seus auxiliares, que nesta semana se superaram. Por isso afirmo que o governo Ricardo Coutinho é ótimo, pois proporciona aos jornalistas os ‘motes’ necessários a comentários como o que se segue.
Vi o Secretário de Cultura Chico César contrariar a posição do governador em não apoiar os eventos de São João este ano, ao dizer que o governo vai, sim, apoiar as festas juninas nas cidades paraibanas – inclusive Campina Grande. Mas com ressalva: desde que o dinheiro não financie as bandas do tal ‘forró de plástico’, na denominação usada pelo auxiliar de RC.
Os colegas jornalistas já comentaram e, só para reforçar, digo que não concordo com Chico. Se ele não gosta do tal ‘forró de plástico’, não pode impor seu gosto aos paraibanos.
Mas coube a um outro Secretário, Adriano Galdino, desmentir Chico e desmoralizar suas palavras. Primeiro Adriano disse que o governo não vai apoiar os eventos de São João, independente de ter ou não em suas grades de programação o tal ‘plastificado’. Depois, que em 2012 o governo apóia, com ‘plásticos’ e tudo. Desmoralizou o colega.
Adriano deu tais declarações em debate com o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, Gilson Lira, na Campina FM. Gilson, um profundo estudioso da música – quem o conhece sabe o que estou falando – mostrou também que tem mais competências ainda, ao dizer que não interessa o tipo de música que ele e Veneziano gostam: a opinião popular é mais importante.
Gilson Lira, secretário eminentemente técnico de Veneziano (não é político e nunca foi candidato a nada) cara a cara com Adriano Galdino (que assumiu a Interiorização por indicação eminentemente política) disse o que Campina inteira diz nas esquinas e nos calçadões: o Governo Ricardo Coutinho está virando as costas para a cidade, ao negar apoio ao seu ‘xodó’, que é o Maior São João do Mundo.
“Isto acontece pro questão política (…) há dois meses o governo diz que não tem tempo para receber o prefeito Veneziano”, afirmou Gilson, ao comentar a negativa do governador em receber o prefeito campinense em audiência, para discutir o São João e outros assuntos importantes.
Sobre a declaração o Secretário Chico César, discriminando as bancas de forró, Gilson disse que “o governo Ricardo não quer que as bandas de forró se apresentem de graça, no Parque do Povo, como tem acontecido todos os anos. Não temos preconceito com estas atrações musicais. Nosso governo é democrático e Chico César não deve impor o gosto musical dele”. Gilson disse também que o governo RC tem “problemas de comunicação”, ao se reportar ao ‘bate-cabeça’ entre Chico César e Adriano Galdino.
Adriano limitou-se a dizer que “a gestão de Coutinho não virou e em nenhum momento vai virar as costas para Campina e que Ricardo “reconhece que Campina Grande foi decisiva para a sua vitória”, mas não garantiu apoio ao São João da cidade, que é, repito, o xodó dos campinenses. A não ser o apoio, digamos, ‘natural’, que é garantir policiais militares, civis e bombeiros, como se isso não fosse uma obrigação governamental.
Depois, Adriano enveredou pelas declarações de Chico César, ao afirmar que “os municípios paraibanos devem repensar o modo como realizam seus eventos turísticos no mês de junho (…) porque estes eventos não estão trazendo dividendos econômicos e culturais para a nossa comunidade”. Que lindo, não? Um Secretário de Interiorização que não sabe o ‘peso’ que tem os eventos de São João para as cidades do interior. Esse governo é mesmo ótimo.
Mais adiante, Adriano disse o que muitos duvidam, mas que está gravado lá, no arquivo de Gilberto Mota, na Campina FM: “Não existe verba orçamentária para o São João de Campina Grande”. Com essa declaração, este Adriano desmentiu o mesmo Adriano que, minutos antes, afirmou que Ricardo Coutinho reconhece que Campina Grande foi decisiva para a sua vitória. E ele ainda completou: “a gestão de RC é um governo diferente, que veio para mudar a Paraíba e tem a coragem de enfrentar alguns vícios (…) o Estado tem outras prioridades para investir seus recursos”.
É, Adriano, chamar o São João de Campina de ‘vício’ foi demais da conta, não?
Voltemos, então, ao tema do forró de banda. Miremos no exemplo de Caruaru, que no ano passado resolveu abolir o tal ‘forró plastificado’ de sua grade de programação. E logo Caruaru, que ‘inventou’ as Drilhas, espécie de quadrilha junina ‘puxada’ por trios elétricos. Como o São João 2010 de Caruaru foi um fracasso, este ano até Chiclete com Banana está na programação da tão falada ‘capital do forró’.
Mas o primor mesmo, para fechar a semana com chave de ouro, veio através da declaração de Cristóvam Tadeu, Diretor de Programação da Rádio Tabajara, colocado na função via cargo de confiança do governador: “Se deixar o povo escolher, só vem merda”. Peço até desculpas aos leitores pelo termo, mas foi isso mesmo que ele disse.
Assim, é de se perguntar: Ricardo Coutinho venceu as eleições contra José Maranhão por vários fatores, como se comenta na Paraíba, desde a divulgação do resultado final do segundo turno. Mas o principal fator, imponderável, é que o povo quis. O povo escolheu. E aí? O povo escolheu o que Cristóvam sentenciou?
Ahhh… e quase que eu ia esquecendo… a propósito de falta de apoio – ou de respeito – ao São João de Campina Grande e à própria cidade, Cássio Cunha Lima, Rômulo Gouveia, Romero Rodrigues, Manoel Ludgério e outros se mantiveram calados. Até quando???
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será exaltado na Sapucaí no Carnaval de 2026.…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet, usou seu perfil numa rede social para explicar…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cônia Lima, comentou, em entrevista ao jornalista Luis Torres,…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, por unanimidade nesta quinta-feira (12), pela improcedência…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as ações contra a escola de samba fluminense Acadêmicos…
O ex-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, usou seu…