Categorias: Política

O golpe militar de 64 aconteceu no Dia da Mentira, e não 31 de Março

PUBLICIDADE

Ao contrário do que os militares e apoiadores afirmam, na verdade foi na data de hoje, 1° de abril, que há 55 anos, precisamente em 1964, foi dado o golpe militar, que culminou com uma cruel ditadura militar.

Ao longo de 21 anos, o Brasil esteve mergulhado num período de trevas, em que o Estado se fez criminoso, adotando uma política contra os adversários que ía desde a cassação de mandatos ao fechamento do Congresso Nacional, à prática das mais cruéis torturas, assassinatos, exílio e brutal censura à imprensa.

Como 1° de abril é o famoso Dia da Mentira, os golpistas e seus patrocinadores, estrategicamente, votaram por celebrar a deflagração do triste evento na data de 31 de março. Acontece, porém, que quando as tropas partiram para defenestrar do poder o presidente Jango já era madrugada de 1 de abril de 1964, de triste memória. 

A princípio, o golpe militar recebeu o apoio de um segmento civil representado pela famosa elite, constituída de empresários, grandes proprietários rurais, a burguesia industrial paulista e parte da Igreja Católica.

Ao longo dos 21 anos de ditadura, este país acumulou a maior dívida externa de sua história; o desemprego alcançava índices cada vez maiores; a inflação era mensal e galopante, batendo todos os recordes históricos. 

É mentirosa a informação de que não havia corrupção nos governos militares. Houve e muito superfaturamento no custo de obras, pagamento ilegal de comissões, evasão de divisas, peculato, entre outros crimes. 

LUTFALLA – Afora as novas gerações, quem não se lembra do escândalo Lutfalla que ocorreu durante o Governo Geisel, quando o BNDE concedeu volumosos empréstimos à empresa têxtil Lutfalla, que pertencia à esposa de Paulo Maluf, de quem deriva a expressão "malufar", como significado de roubar, enganar, ludibriar. O dinheiro emprestado acabou sendo perdido pelo Tesouro Nacional.

CONTRABANDISTAS – O escândalo envolvia militares do 1° e 2° Batalhões da Polícia do Exército. Eles mantinham relacionamenro com contrabandistas e um dos chefes era o Capitão Airton Guimarães Jorge. O contrabando era de uísque, perfumes e roupas de luxo, inclusive, roubando as cargas de outros contrabandistas.

ESTRADA DA LAMA – A Transamazônica, que começa em Cabedelo e terminaria em Benjamin Constant no Amazonas, não foi concluída durante o Governo Médici. Além de ter causado enorme crime ambiental, a expulsão de povos indígenas e seringueiros, a obra consumiu U$ 1,5 bilhão, à época. Ao final, a Transamazônica acabou 687 quilômetros antes do previsto e sem asfalto.

MAIS SUPERFATURAMENTO – A construção da famosa Ponte Rio-Niterói teve várias mudanças de consórcios em sua execução. O valor inicial da obra era por volta de U$ 44 milhões. Os números finais nunca foram divulgados por censura do Governo Militar. Mas, segundo cálculos do Jonal O Globo, terá sido U$ 674 milhões, ou seja, 15 vezes mais cara do que o orçamento inicial.

ITAIPU – O superfaturamento correu frouxo na construção da usina hidrelétrica de Itaipu. O projeto original, elaborado na gestão de Jango, estava orçado em U$ 1,5 bilhão. Após o golpe, os militantes assumiram o controle da obra e este projeto foi substituído por outro que custou quase 10 vezes mais: U$ 13 bilhões. 

O diplomata José Jobim desapareceu uma semana depois de revelar que denunciaria o superfaturamento na construção da usina em um livro de memórias. O mesmo havia sido sequestrado, torturado e morto pela ditadura militar.

MANDIOCA – O famoso escândalo financeiro da mandioca foi o maior de Pernambuco, ocorrido no período entre 1979 e 1981, na Agência do Banco do Brasil, na cidade de Floresta. Este escândalo resultou no desvio de 1,84 bilhão de Cruzeiros, o que corrigido até fevereiro deste ano equivaleria a R$ 124.372.635,00. 

O golpe consistia na obtenção de documentos falsos, como escrituras de propriedades fictícias e agricultores fantasmas. Tudo isso para adquirir créditos agrícolas junto ao Projeto Proagro, para o plantio de vários gêneros agrícolas, como mandioca, feijão e cebola. O escândalo envolveu militares e funcionários do Banco do Brasil.

Tudo isso é apenas uma pitada das mazelas do Regime Militar.

A falsa ideia de que o Brasil de hoje é mais corrupto do que o tempo da ditadura, é que hoje tudo é transparente e não faltam órgãos públicos pra fiscalizar e a imprensa pra denunciar. Na época da ditadura, porém, não havia fiscalização, a imprensa era completamente amordaçada e quem ousasse insinuar, correria o risco de receber a constrangedora visita da Polícia do Exército para ir ali e nunca mais voltar.

 

Wellington Farias

Foto – arquivo Senado Federal 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024