Categorias: Política

O Evangelho de Vital Farias

O cantor, compositor, músico e instrumentista Vital Farias (na foto ao lado) é novamente candidato a uma vaga de Senador da República, agora pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro). Nas eleições de 2006, disputando o mesmo cargo, só que pela legenda do P-Sol (coligado com o PSTU), ele obteve 99.966 votos, o que corresponde a 6% dos sufrágios válidos naquele pleito.

Cristo era comunista?

Vital Farias costuma dizer que o Comunismo foi inspirado num sonho, igual à mensagem de Jesus Cristo e dos profetas Ezequiel e Malaquias, na Bíblia. Por isso, ele escreveu um “Ato Penitencial”, batizado pelo mesmo com o vulgo “Senhor, tende piedade de nós”.

Inspiração divina

Criado pelo candidato com a parceria de Deus (segundo ele mesmo admite), o texto profano-religioso expõe os seguintes postulados sacro-laicos:

Louvado seja o nome do Senhor!!!

– Deus… dos miseráveis, dos desgraçados, dos famintos, dos injustiçados, dos que clamam por justiça, dos que têm fome, sede e vivem, porquanto, a se construírem nas garras do infortúnio.

– Louvada seja a grandeza dos ventos que sopram para o infinito, sem obedecerem aos comandos do bicho-homem!!!

– Deus que interfere nos aeroportos, que interfere nos palácios, nos hospitais, nos Arsenais de Covardia, nas prisões, nas ingratidões, nas refeições, nas ações dos homens maus, na grandeza dos homens bons, no silêncio dos homens de bem, nas mulheres…

– Deus que interfere no Pudor das Prostitutas, na mudez dos covardes, na insignificância dos surdos, cegos e mudos do poder do bicho-homem, na mesquinhez dos milionários, nas regras das bolsas de valores, na covardia dos juros, na injustiça das redes de supermercados, que não plantam, mas é que colhem os frutos da “Mais Valia”.

– Na comunhão dos Sem-Terra, dos sem casas, dos sem nada, dos sem oportunidades, na absolvição dos drogados que morrem amontoados nos becos das crackolândias da vida.

– Deus, que não inventou a injustiça que matou João Pedro Teixeira, Wilson Pinheiro, Pedro Fazendeiro, David Capistrano, Margarida Maria Alves, Jesus Cristo, Carlos Marighella, Padre Josino, Chico Mendes…

– Deus que destituiu George Bush, Deus que não prendeu Nelson Mandela, que abençoou Luis Carlos Prestes, que deu coragem a Gregório Bezerra, que compôs a Saga de Lampião, que nos “Ensinuou” Che Guevara…

– Deus, que criou uma saída de São Paulo para o Nordeste, que criou carne de bode, coalhada e queijo de coalho. Deus que me ensinou a chorar de saudade, que me deu minhas rugas, que me enfeitiçou de amor pela mulher amada, tende piedade de nós.

– Protegei a agricultura, no cabo calejado da enxada, que habita as mãos dos pequeninos. Deus, que não abandonaste a escuridão do flagelo social. Deus, que inventou o escuro de meter dedo no olho.

– Deus, que inventou a luz que é o esplendor que clareia a vida. Deus, que me fará ser o homem ou a mulher que vai parir um filho, nos corredores dos hospitais sem amor.

– Deus, que interfere na Arma e na Alma dos que têm Vergonha na cara, tende Misericórdia, tende Piedade de nós!!!

Incentivo à Ecologia

Quando Vital Farias compôs a música “Saga da Amazônia”, sua letra transformou-se num verdadeiro libelo internacional em defesa dos Povos da Floresta e foi logo incorporada ao arsenal ideológico utilizado pelo seringueiro Chico Mendes para sensibilizar autoridades ligadas ao Meio Ambiente, em todo o Mundo.

Fitas K-7 em plena floresta

O próprio compositor revela que Chico Mendes (assassinado por pistoleiros a mando dos latifundiários da região, em 1988) fez várias cópias em fita cassete para distribuí-las – como sinônimo de educação artística politizada – para tribos indígenas e populações ribeirinhas do Acre.

Confira, clicando no link abaixo, uma versão ilustrada da “Saga…”, na voz dele mesmo, ou seja, do candidato a senador:

http://www.youtube.com/v/zK0uDDs2n18?fs=1&hl=pt_BR  

Últimas notícias

Veneziano destaca simbolismo da chegada de Pedro ao grupo: “Demonstração de desprendimento”

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, destacou nesta sexta-feira…

30 de janeiro de 2026

Fábio Ramalho anuncia apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena e não descarta possibilidade de ocupar vaga de vice

O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, também anunciou nesta sexta-feira (30),…

30 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro celebra permanência de Jhony Bezerra na base governista mesmo após mudança partidária

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), celebrou a…

30 de janeiro de 2026

Sisu 2026: UFPB divulga resultado da chamada regular; matrículas começam segunda-feira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (30) o resultado da chamada regular…

30 de janeiro de 2026

Saúde de JP alerta sobre dupla de falsos agentes de saúde cometendo assaltos a moradores na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Gerência de Vigilância…

30 de janeiro de 2026

PMCG pagou folha salarial de janeiro dos servidores, nesta sexta

Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta sexta-feira, 30, o pagamento da folha salarial dos servidores…

30 de janeiro de 2026