Categorias: Política

O Brasil está parado e a Paraíba parece não andar…

O Brasil estagnou. Pelo menos a máquina pública está em estado de notória letargia, sem ânimo, não esboça reação. Nada acontece,  nada avança. Pior: aos poucos perdemos capacidade de competitividade, de atrair investimentos enquanto caminhamos para lugar nenhum e nossas esperanças vão se esvaindo…

O que é mais esperado de qualquer novo governo? Ora, pelo menos o anúncio de medidas que causem, senão impacto, mas algum tipo de impressão de que a nova gestão vem disposta a fazer alguma coisa, que acende com um despertar de confiança na população. O chamado arrumar a casa.

Medidas de impacto sobretudo na área de segurança pública era tudo que se esperava logo no início do governo do Messias. Havia até quem acreditasse que bastaria o novo governante sentar na cadeira presidencial o "merthiolate iria arder para os bandidos". Nada.
Até agora, o que de fato se viu foi uma série de lambança; o governo batendo cabeças; um presidente sem encontrar a ponta do novelo e, ainda para complicar, cercado de três filhotes deslumbrados que pensam que a Presidência da República  é a cozinha de suas casas. Detalhe: os bichinhos têm  status de superministros: têm carta branca e podem tudo…
Não é à toa, portanto, que, em menos de dois meses de governo, este já enfrenta a sua primeira grande crise política e uma possível queda de ministro (até o momento em que escrevia está coluna, o ministro Gustavo Bebianno ainda se mantinha no posto e o Diário Oficial da União não havia trazido a esperada exoneração). Enquanto isso, o Brasil permanece  literalmente parado;  quase nada funciona; os investidores se retraem no quadro de incertezas; a indústria não dá sinais de avanço. Muito pelo contrário, o que vemos é sua engrenagem cada vez mais lenta. A economia, claro, anda no mesmo ritmo e os prejuízos só se acumulam.

Por aqui
Na Paraíba, no que pese a situação  privilegiada decorrente de oito anos de boa gestão do ex-governador Ricardo Coutinho, as coisas não andam tão ruim assim, mas também não  evoluem. 
E não evoluirão enquanto o novo governador,  João Azevedo, não adquirir a plena autonomia de atitudes que qualquer governante precisa ter.
Mas aí é outra história, e disto falaremos depois…

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026