Categorias: Política

Novo desembargador do TRT é empossado

TRT empossou Leonardo Trajano como desembargador

A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal Pleno, na sede do TRT, em João Pessoa

 

O Tribunal do Trabalho da Paraíba empossou, nesta segunda-feira (12), o desembargador Leonardo José Videres Trajano, que assumiu o cargo pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada a classe dos advogados. O mais novo integrante da Corte Trabalhista foi nomeado na última quinta-feira, 8, pela presidente Dilma Rousseff. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Tribunal Pleno, em João Pessoa, e contou com a presença do governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho. 

O presidente do TRT, desembargador Paulo Américo Maia Filho, designou os desembargadores Francisco de Assis Carvalho e Silva e Ana Maria Madruga para conduzir o novo desembargador ao Plenário, que prestou compromisso, assinou o termo de posse e recebeu a insígnia da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Grã Cruz. 

Em nome da Corte, o magistrado foi saudado pelo desembargador Wolney de Macedo Cordeiro. Em seu discurso, o magistrado destacou que Leonardo Trajano é o mais jovem desembargador a ter acesso a Corte. “Mesmo com apenas 38 anos é detentor de uma carreira inabalável, repleta de conquistas e isenta de discórdias ou conflitos. Apresenta-se como um destacado operador do Direito. Tenho certeza de que o TRT da Paraíba sente-se orgulhoso com o seu ingresso, mas a nova tarefa não é tranquila. Os nossos desafios são intensos e a luta é contínua”, disse.

A Procuradoria Regional do Trabalho foi representada pelo o procurador Eduardo Varandas, que cumprimentou o empossando e observou que a advocacia é indispensável à atividade da Justiça. Destacou ainda que o desembargador Afrânio Melo – a quem o novo desembargador sucede – exerceu o cargo com maestria. “Em nome da Procuradoria receba os votos de uma profícua atuação”, frisou.

 

Saudado pela magistratura e dos advogados

A classe dos juízes trabalhistas foi representada pelo presidente da Amatra 13, juiz Adriano Dantas. “Hoje tem início a sua nova carreira profissional. Vossa Excelência deixa a advocacia e passa a assumir a magistratura, dividindo a atuação com os demais membros da Corte. A magistratura será sua nova realidade”, disse. O juiz Adriano Dantas também destacou a atuação do desembargador Afrânio Melo. “Homem íntegro. À ele, toda a nossa admiração e respeito”, concluiu.
Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Rodrigo Farias cumprimentou o novo desembargador e destacou que a Justiça do Trabalho ganhou um desembargador atento e preocupado com as relações humanas. “Vossa Excelência é o orgulho de todos nós advogados. Para a OAB não só é formal participar dessa solenidade, mas é uma honra. Esperamos que Vossa Excelência seja nesse Tribunal a voz da advocacia”.

 

Agradecimento a Deus, a família e a classe dos advogados

O novo desembargador Leonardo Trajano iniciou seu discurso fazendo agradecimentos a Deus, aos pais, irmãos, esposa, filhos e primos e destacou que, entre os seus sonhos, estava o de representar a advocacia na Corte Trabalhista. “Serei um interlocutor preocupado com as reivindicações da classe”. O magistrado lembrou que ocupou  por 13 anos a tribuna da Corte, onde sempre recebeu tratamento cordial e respeitoso. O magistrado se comprometeu em colaborar com o nível de excelência do Tribunal, buscando sempre a noção da Justiça. 

Para o presidente do TRT, desembargador Paulo Américo Maia Filho, o desembargador Leonardo Trajano traz na bagagem a experiência da advocacia. “A escolha foi adequada por ele ser um advogado trabalhista”, destacou.  O governador da Paraíba Ricardo Coutinho também cumprimentou o novo desembargador. Disse que sua chegada ao TRT cumpre um princípio da Constituição. “É um momento diferenciado para um jovem talentoso, que buscará junto ao TRT fazer com que a sociedade paraibana possa evoluir”.

   Leonardo Trajano integrava a lista tríplice com os advogados Paulo Maia e Severino Brasil, definida em maio passado pelo Tribunal Pleno do TRT. Depois da escolha da lista tríplice o processo foi encaminhado para o Tribunal Superior do Trabalho que, na sequência, enviou ao Ministério da Justiça e a Casa Civil da Presidência da República, culminando com a escolha pela presidente.

 

TRT da Paraíba passa a ter 10 desembargadores:

Com a posse de Leonardo Trajano, o Tribunal do Trabalho da Paraíba passa a ter, pela primeira vez em sua composição, dez desembargadores. Desde a sua criação pela Lei Federal nº 7.324, de 18 de junho de 1985 e com a efetiva instalação da Corte em 11 de outubro de 1985, o Regional era composto por oito desembargadores. No ano passado (2011) uma lei federal criou mais dois cargos para o Tribunal do Trabalho da Paraíba, preenchidos com as posses dos desembargadores Eduardo Sérgio de Almeida e Wolney de Macedo Cordeiro, ambos juízes de carreira.

Nesse meio tempo, a vaga no TRT que pertence a classe dos advogados foi aberta com a aposentadoria do desembargador Afrânio Melo. Agora, está preenchida com a posse de Leonardo Trajano e o Tribunal Pleno do Tribunal do Trabalho da Paraíba passa a ter dez desembargadores.

 

Composição atualizada

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba passa a ter a seguinte composição:

Paulo Maia Filho, presidente; Carlos Coelho, vice-presidente; Vicente Vanderlei; Ana Madruga; Francisco de Assis Carvalho e Silva; Edvaldo de Andrade; Ubiratan Delgado,  Eduardo Sérgio de Almeida, Wolney de Macedo Cordeiro e Leonardo Trajano.

BREVE PERFIL:

LEONARDO JOSÉ VIDERES TRAJANO

Brasileiro, casado, nascido em 02 de fevereiro de 1974.

 

GRADUAÇÃO

Bacharel em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no ano de 1996.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

. Sócio responsável pelo contencioso e consultivo trabalhista de Nóbrega Farias e Trajano Associados (1997 – 2012);
. Habilitado e com atuação efetiva em aproximadamente 8.500 (oito mil e quinhentos)  processos (entre feitos ativos e arquivados), no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região;

. Habilitado e com atuação efetiva em de aproximadamente 1.500 processos (entre feitos ativos e arquivados) no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho.
. Professor da Disciplina de Prática Trabalhista, na Fesp Faculdades.

 

PERFIL NA ADVOCACIA

. Atuação na área trabalhista, em todos os graus de jurisdição, administrativa ou judicial, apresentando ideias inovadoras e eficazes para a solução dos litígios, possibilitando, ainda, e principalmente, visão antecipada na prevenção deles.

. Tem como premissas básicas a máxima ética nos relacionamentos, a sinceridade de opiniões, o compartilhamento das escolhas e estratégias, a busca de novas ideias e o respeito pela legislação.

 

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA:

. Os Créditos Trabalhistas na Nova Lei de Falências, publicada na Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, n. 13, 2005.
 

 

Assessoria

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026