Categorias: Política

Nos últimos 35 anos cinco prefeitos se tornaram chefes do executivo estadual na PB

PUBLICIDADE

 De 1983 a 2017, dos oito governadores que comandaram a Paraíba, cinco iniciaram suas carreiras políticas como prefeitos de suas cidades e utilizaram as prefeituras como “vitrines” para um projeto maior: o de chegar ao Palácio da Redenção. Nesse período, chegaram ao governo do Estado, depois de terem sido prefeitos de suas cidades, os ex-governadores Ronaldo Cunha Lima, Antônio Mariz, Roberto Paulino (PMDB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e o atual governador Ricardo Coutinho (PSB).

Ronaldo Cunha Lima foi eleito prefeito administrou Campina Grande em duas oportunidades. A primeira em 1968, por um ano, porque em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados, pela Ditadura Militar. Em 1982, com anistia política e a reabertura do regime democrático no País, ele retornou à prefeitura pelo voto popular, e administrou a cidade de 1983 a 1989. Devido ao desempenho de sua gestão e por ter se consolidado como uma das maiores lideranças políticas do Estado na época, foi o nome indicado pelo seu partido, o PMDB, para ser o candidato a governador na chapa apoiada pelo então governador Tarcísio Burity, nas eleições de 1990, que saiu vitoriosa.

 

 

 

Antonio Mariz foi eleito prefeito de Sousa em 1963, como candidato do PTB. Ele disputou as eleições com os candidatos da UDN, Filinto da Costa Gadelha – representante do grupo Gadelha, dominante no município –, e do PSD, o médico Laércio Pires. Durante a campanha, adotou um discurso inovador.

Roberto Paulino tentou permanecer no comando do Governo. No mesmo ano, concorreu à reeleição, e enfrentou a chapa encabeçada por Cássio Cunha Lima. Conseguiu levar a disputa para o segundo turno, mas acabou sendo derrotado, por uma diferença pequena, pelo tucano.

O governador Ricardo Coutinho também foi prefeito de João Pessoa por duas gestões consecutivas, antes de se eleger para comandar o Estado. Ele foi eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008. Renunciou à prefeitura de João Pessoa em 31 de março de 2010, durante o período de seu segundo mandato, para disputar Governo em uma disputa com o então governador José Maranhão. O socialista foi eito em segundo turno para com 1.079.164 votos (53,70% dos votos válidos). Em 2014, concorreu à reeleição, contra o seu ex-aliado, Cássio Cunha Lima e foi reeleito com a votação de 1.125.956 votos (52,61% dos votos válidos).

Redação

Últimas notícias

Bruno comemora liderança de CG na PB no IPS Brasil 2025 e destaca avanços na qualidade de vida

O prefeito Bruno Cunha Lima comemorou o desempenho de Campina Grande no IPS Brasil 2025,…

19 de fevereiro de 2026

Campanha da Fraternidade da CNBB foca no direito à moradia digna

Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…

18 de fevereiro de 2026

Coren-PB emite nota após renúncia da presidente e garante apurações com imparcialidade

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…

18 de fevereiro de 2026

Veneziano garante recursos para cumprir cronograma de duplicação da BR 230 em CG

O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…

18 de fevereiro de 2026

Jackson Macedo critica movimento conservador após repercussão negativa em desfile que prestava homenagem a Lula

O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…

18 de fevereiro de 2026

“De Volta Para Minha Terra”: ALPB vai apreciar PL que enviará pessoa em situação de rua na PB para seu estado de origem

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…

18 de fevereiro de 2026