Categorias: Política

No xadrez da reforma política, PMDB quer a pasta de Cidades e Vital pode substituir Aguinaldo

PUBLICIDADE

 Informação divulgada na versão digital do jornal O Globo dá sinais de que a presidente Dilma Rousseff (PT) irá mesmo indicar o senador paraibano Vital do Rego Filho (PMDB) para o seu ministério, cuja reforma será feita pelo Palácio do Planalto até a primeira quinzena de fevereiro.
A novidade é que Vital não deverá assumir a pasta da Integração Nacional, mas o Ministério das Cidades, em substituição ao atual ministro – também paraibano – Aguinaldo Ribeiro (PP), que deverá voltar ao seu mandato de deputado federal em Brasília e, possivelmente, ser lançado como pré-candidato ao governo paraibano em 2014.

A notícia de O Globo afirma que, embora o PMDB já tenha colocado na mesa o nome de Vital para o Ministério da Integração Nacional, a legenda aceitará abrir mão dessa pasta, em troca do Ministério das Cidades. Outro aliado de Dilma, Ciro Gomes (Pros), é quem, há dias, já “se candidatou” à vaga no Ministério das Cidades.

Os dois ministérios estão entre os mais disputados, devido à sua capilaridade política, ou seja, potencial de render votos com obras e investimentos.
Apesar do frisson entre os aliados com a reforma ministerial que será feita entre meados de janeiro e o carnaval, a presidente Dilma Rousseff ainda não abriu negociação com os partidos.

Segundo a reportagem do Globo, a presidente pretende aproveitar a saída de dez ministros que disputarão as eleições do ano que vem para amarrar apoios à sua campanha de reeleição

O desprendimento do PMDB em relação ao Ministério da Integração Nacional facilitaria a acomodação de Ciro Gomes (PROS). Ele será recompensado por ter deixado o PSB — que lançará a candidatura à Presidência da República do governador de Pernambuco, Eduardo Campos — para apoiar a reeleição de Dilma.

O PROS tenta emplacar Ciro no Ministério da Saúde, mas o PT e o atual titular da pasta, Alexandre Padilha, que disputará o governo de São Paulo, resistem. Eles trabalham pelo nome de Mozart Sales, atual secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério.

O PT ainda segundo o Globo, também tenta emplacar o deputado Ricardo Berzoini (SP) na Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do governo. Hoje, essa secretaria, que tem status de ministério, é comandada pela petista Ideli Salvatti. Ainda que ela desista de disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina, seu desempenho é considerado ruim pelo próprio partido.

Apesar de o governo Dilma possuir 39 ministérios, o cobertor é curto para acomodar todos os partidos aliados. Se, por exemplo, nomear Ciro na Integração Nacional e o PMDB na pasta das Cidades, a presidente terá que compensar o PP.

Nas eleições de 2010, o PP ficou neutro, apesar de fazer parte do governo Lula. O partido ainda não garantiu apoio à reeleição de Dilma, mesmo assim, quer manter a pasta das Cidades e ainda ocupar a da Integração Nacional, já que se tornou a terceira maior bancada da Câmara, depois de formar um bloco com o PROS.
O PMDB, que ocupa cinco ministérios, mas passou os últimos três anos reclamando de estar sub-representado por considerá-los fracos, agora não aceita abrir mão de nenhum deles, mesmo que receba as cobiçadas pastas de Integração Nacional ou Cidades, que sempre reivindicou.

O partido reagiu mal quando foi levantada a possibilidade de ser desalojado do Ministério do Turismo, um dos que eram desprezados pela sigla. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, que é do PMDB, deixará o cargo para disputar a reeleição para a Câmara.
Além de ganhar Integração Nacional ou Cidades, o PMDB ainda deve ganhar, de quebra, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, atualmente comandado pelo petista Fernando Pimentel, que disputará o governo de Minas Gerais. Para o seu lugar está cotado Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice presidente José Alencar e recém-filiado ao partido. Peemedebistas afirmam, no entanto, que Josué seria da cota do ex-presidente Lula, e não do partido.

Redação com o Globo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tribunal de Justiça analisa hoje embargos sobre Lei do Gabarito da Orla na capital

A Lei do Uso e Ocupação do Solo de João Pessoa, conhecida como Lei do…

21 de janeiro de 2026

Guarda Municipal detém jovem suspeito de destruir câmeras da ‘Smart City’, em JP

Membros da Guarda Civil Municipal, deteram ontem (20), um jovem de 18 anos, no bairro…

21 de janeiro de 2026

Governador diz que candidatura ao Senado será última eleição e ratifica saída do governo em abril

O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou, ontem (20), em entrevista ao programa Arapuan Verdade,…

21 de janeiro de 2026

Bolão em JP fatura R$ 212 mil na Mega-Sena; 29 apostas da PB acertam a quadra levam quase R$ 1 mil/cada

Um bolão registrado na Loteria Tambaú, em João Pessoa, na Paraíba, com apenas duas cotas…

21 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Jackson diz que apoio de Couto a Lucas não respeitou as regras do PT: “Depois não cobrem quando outros/as fizerem”

A decisão do deputado federal Luiz Couto (PT) que declarou, ontem (20), apoio ao vice-governador…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464