Por pbagora.com.br

Os pré-candidatos aos cargos de prefeito e de vereador que desejam concorrer nas Eleições Municipais de 2020 têm até esta quarta-feira (16) para fazer propaganda interna em seus respectivos partidos políticos. A propaganda intrapartidária é a oportunidade que os concorrentes têm para apresentar suas plataformas de campanha aos dirigentes e delegados do partido, que escolherão os candidatos à disputa eleitoral de novembro próximo em convenções partidárias.

No campo das esquerdas o PT, homologa em tese hoje o nome do deputado Anísio Maia para prefeito da capital, além do empresário Percival Henriques, do PCdoB, para a vice. Inicialmente, o evento seria realizado no domingo (13), mas a executiva municipal, presidida pela engenheira Giucélia Figueiredo, decidiu transferir a convenção para o fim do prazo alegando “a necessidade de um acordo político”. O evento será às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários.

Já o Cidadania realiza sua convenção, a partir das 18h, no estacionamento do Estádio Almeidão, em conjunto com o Progressista, para definir os candidatos para as eleições municipais 2020. O partido indicou o vereador Leo Bezerra como pré-candidato a vice-prefeito na chapa que será encabeçada pelo ex-senador Cícero Lucena. No edital, o Cidadania diz que adotou todos os protocolos para garantir a saúde e segurança dos presentes, como distanciamento entre as pessoas e utilização de máscaras e álcool em gel.

Visando garantir a segurança dos presentes um protocolo de segurança sanitária também foi adotado para a convenção que vai homologar a candidatura do deputado federal Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa, às 15h45, no Mirante Portal do Sol, localizado na região do Altiplano. Integram a aliança em apoio ao nome de Ruy Carneiro, o Partido Social Cristão (PSC), Partido da Social Democracia (PSD) e o Partido Liberal (PL), além do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido de Ruy.

Neste dia 16, o Avante é mais uma legenda que vai realizar sua convenção partidária em evento realizado no Bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, das 10h às 17h. O partido irá definir coligações, sortear número dos candidatos a vereador a serem escolhidos, definir limite de gastos de acordo com a resolução do TSE, dentre outros assuntos de interesse da agremiação.

Regras
O período de pré-candidaturas é regido por regras que precisam ser seguidas à risca e seu descumprimento pode gerar punição. O pedido de votos aos correligionários é autorizado apenas no ambiente interno do partido.

Segundo a Resolução do TSE 23.610/19, que regulamenta a propaganda eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, a propaganda eleitoral intrapartidária pode exibir, por exemplo, faixas e cartazes próximos ao local da convenção e no dia da realização do evento. Já o uso de rádio, televisão e outdoor é terminantemente vedado, podendo caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

Registro
Concluída a convenção – cujo prazo final para realização é amanhã (16) – e definidos os candidatos, os partidos políticos e as coligações devem formalizar os pedidos de registro de candidatura até as 8 h do dia 26 de setembro pela internet ou até as 19 h, da mesma data, presencialmente.

Redação

Notícias relacionadas

“Fome também mata” alerta Ruy ao lamentar valor proposto para auxílio

“Além do vírus, fome também mata” a fala e do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) após criticar o valor de R$ 250 proposto pelo governo federal para o novo auxílio…

Covid-19: Damião apresenta melhora e deixa UTI do Sírio Libanês, em Brasília

O deputado federal Damião Feliciano, do PDT, que está internado há uma semana em tratamento contra a Covid-19 apresentou melhora e deixou a UTI do Hospital Sírio Libanês, em Brasília,…