Categorias: Política

No Senado, Raimundo Lira destaca trajetória de Vital do Rêgo

PUBLICIDADE

 Em pronunciamento no Senado Federal, na noite desta segunda-feira (21), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) parabenizou o amigo, conterrâneo e ex-senador Vital Do Rêgo Filho, hoje Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Lira disse que o dia 21 de setembro é uma data especial, por marcar o aniversário de Vital do Rêgo.

“Transmito aqui a todos os paraibanos os mais sinceros parabéns pelo aniversário deste grande paraibano que é o ministro Vital do Rêgo”, parabenizou Raimundo Lira.

Ele lembrou a história política de Vital, que nasceu em Campina Grande há 52 anos e tem uma “trajetória brilhante, sobretudo, honrando as melhores tradições de sua família”. O senador destacou que Vital do Rêgo é filho do grande jurista respeitado nacionalmente, Antônio Vital do Rêgo.

Ainda se reportando à árvore genealógica de Vital, Lira lembrou que o ministro do TCU é filho da ex-deputada federal Nilda Gondim, que por sua vez é filha do ex-governador Pedro Gondim, o mais popular governador da história da Paraíba. Ele também fez menção ao irmão de Vital, o deputado federal e prefeito por dois mandatos de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, sobrinho do ex-senador Argemiro Figueiredo.

“E não fica só por aí a origem do Ministro Vital do Rêgo. O seu avô paterno também, o major Veneziano, foi deputado pelo estado de Pernambuco” relatou. Para mostrar que a política está no sangue de Vital, o senador peemedebista também fez referência ao tio avô do ministro, o ex-senador e ex-governador da Paraíba Argemiro Figueiredo, um dos políticos mais respeitados do País.

Para Lira, “todo esse legado de honradez, caráter e lealdade foi herdado por Vital do Rêgo, que em sua trajetória de homem público exerceu os mais importantes cargos na política, antes de se transformar em Ministro do Tribunal de Contas da União. Aprendemos a admirar Vitalzinho, pela sua juventude, por sua capacidade, pelo seu valor intelectual e pelo desempenho extraordinário que ele teve aqui no Senado” disse.

Lira lembrou que Vital do Rêgo, começou na política muito cedo, sendo deputado estadual por vários mandatos; deputado federal mais votado na Paraíba, até ser eleito, senador da República.

Ao fazer um retrospecto da vida de Vital nos quatro anos de mandato no Senado, Lira lembrou que ele foi Corregedor da Casa por duas vezes, além de ocupar funções em importantes comissões, como a presidência da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão Mista de Orçamento. Vital também presidiu importantes CPIs, além de ter sido o relator de projetos relevância nacional.

“Portanto, o Ministro Vital do Rêgo, com apenas 52 anos, tem uma trajetória brilhante e extraordinária, que honra os seus conterrâneos e a Paraíba, e sem dúvida nenhuma, hoje, tem o reconhecimento e o prestígio em todo o nosso País”, enfatizou.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba terá Memorial Mestre Sivuca em 2026 com acervo de 10 mil peças no centro de João Pessoa

O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…

1 de janeiro de 2026

Veículo com restrição de furto é apreendido pela Polícia no Ernani Sátiro, em JP

Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…

1 de janeiro de 2026

Mega da Virada: apostador de JP dividirá prêmio de R$ 1,09 bilhão com outras cinco pessoas

Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…

1 de janeiro de 2026

Após repercussão, presidente da Câmara de Bayeux explica suspensão de concurso: “Instabilidade financeira”

Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…

1 de janeiro de 2026

Moraes nega novo pedido de prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…

1 de janeiro de 2026

Ganhador de João Pessoa da Mega da Virada pode ser de Mangabeira

O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…

1 de janeiro de 2026