A Paraíba o tempo todo  |

No Dia Internacional do Idoso, promotora revela realidade sofrida pelos membros da 3ª idade na PB

Amanhã é o Dia Internacional do Idoso e, para lembrar a data, é importante olhar outra perspectiva da terceira idade. Em João Pessoa, existem cinco instituições de longa permanência que abrigam 295 idosos enquanto que 1.138 aguardam uma vaga na lista de espera. A realidade dos idosos tornou-se tão cruel que quando um vem a óbito a vaga é imediatamente preenchida por outro.

 

A função da promotoria de Defesa do Cidadão e do Idoso do Ministério Público da Paraíba é preservar o direito do idoso em estado de risco e vulnerabilidade social, mas como a demanda é alta torna-se muito difícil atuar sem uma equipe de assistência social. As denúncias mais recorrentes de violação de direitos contra o idoso são negligência familiar, abandono, exploração financeira, autonegligência, maus-tratos e agressão verbal.

 

A promotora Sônia Maria relata que, muitas vezes, precisa utilizar de sua autoridade para que um atendimento de emergência seja realizado. “Já tive casos que o serviço de saúde demorou tanto a conceder um tratamento que o idoso veio a óbito. Enfrento este problema diariamente, seja para conceder um direito básico como auxílio-moradia ou alimentação, ou conseguir uma vaga no abrigo de longa permanência. Os órgãos competentes precisam entender que o idoso não pode esperar”, enfatizou.

 

Outro ponto que Sônia problematiza é a falta de políticas públicas voltadas para os idosos que estão em situação de vulnerabilidade social. “Precisamos direcionar nosso olhar para aquele idoso que é negligenciado por sua família, sofre exploração financeira ou está nas ruas passando necessidade por não ter instituições de longa permanência suficientes”, enfatizou. A promotora alega que a solução seria aumentar, tanto os abrigos temporários, quanto os de longa permanência. Além disso, incentivar políticas públicas de assistência social mais efetiva.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe