Categorias: Política

Nilda Gondim e Vital do Rego recuperam mandatos dos pais, cassados na ditadura

PUBLICIDADE

A Deputada Federal Nilda Gondim (PMDB-PB) e o Senador Vital do Rêgo representarão o ex-Deputado Federal Vital do Rêgo e o ex-Deputado Federal Pedro Moreno Gondim em sessão solene a ser realizada nesta quinta-feira (06), às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara Federal. Na oportunidade, haverá a devolução simbólica de mandatos de políticos cassados pela Ditadura Militar.
 

 

Com este ato, a Câmara dos Deputados corrige uma injustiça praticada pelo regime de exceção que governou o país de março de 1964 a março de 1985. Na oportunidade, serão devolvidos, simbolicamente, os mandatos populares dos 173 deputados federais cassados pela ditadura militar.
 
 

Deste total, 28 ainda estão vivos. A homenagem é uma iniciativa da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, criada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, presidida pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e instalada em março de 2012 para fornecer informações e fiscalizar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.
 

 

Foram os seus integrantes que sugeriram a homenagem aos 173 deputados federais cassados por atos de exceção, entre 1964 e 1977, sem o devido processo legal. O evento pretende resgatar a memória e a importância desses parlamentares eleitos pelo povo e impedidos de exercer o mandato por atos da ditadura. Na sessão, os mandatos serão entregues em forma de diploma e broche de uso parlamentar.
 

 

Nilda Gondim falou do “sofrimento que foi para minha família e para a Paraíba a cassação de dois dos 173 parlamentares: o meu esposo, Deputado Vital do Rêgo; e o meu pai, Deputado Pedro Gondim, ambos cassados no mesmo dia, 13 de janeiro de 1969, quando a mão da Ditadura arrebatou das mãos do povo os seus mandatos”.
 
 

Segundo ela, a família inteira sentiu a cassação. “Marcou demais. Num sentido amplo, mais do que ter marcado nossa família, o ato de cassação foi um duro golpe nos brasileiros. A devolução simbólica dos mandatos é um atitude justa e merecida a todos os cidadãos que, eleitos pela vontade popular, perderam seus direitos políticos por defender as liberdades democráticas como dignos representantes do povo”.
 

 

A Deputada disse ainda que estará presente na sessão ao lado do filho, Senador Vital do Rêgo; e do neto, Vital do Rêgo Neto. “Meu esposo e meu pai não estão mais entre nós. Participarei da sessão com meu filho, Senador Vital do Rêgo, para receber o reconhecimento, em nome do seu pai e do seu avô. E do meu neto, Vital do Rêgo Neto, para também fazer parte deste momento histórico e tão importante para o País”.
 

 

Assessoria

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026