Categorias: Política

Nilda Gondim anuncia realização de cursos

A deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) anunciou,na manhã desta terça-feira (06), a conquista de quinze cursosprofissionalizantes para atender alguns segmentos da sociedade campinense. Abordandodiversas áreas do conhecimento, os cursos serão oferecidos pelo ProgramaNacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), em parceria com aPrefeitura Municipal de Campina Grande.

 

Segundo a deputada, dentre os cursos oferecidosdestacam-se os de “Operador de Computação”, “Montador de Computador”, “AuxiliarAdministrativo” e “Recepcionista”. As inscrições já estão abertas, e osinteressados podem buscar informações no Sistema Nacional de Empregos (Sine) domunicípio. “São cursos muito bons que serão ministrados por profissionais doPronatec e que vão qualificar não só as mulheres, mas também os homens interessadosem fazê-los como forma de buscar uma profissão, e, por consequência, aemancipação financeira”, comentou Nilda Gondim em entrevistas concedidas aemissoras de rádio de Campina Grande.

 

Em todas as entrevistas, a deputada peemedebistafalou de suas ações na Câmara Federal, onde retoma seu mandato no dia 19 deabril, após licença conjunta para tratamento de saúde e de assuntos de caráter particular, dentreeles questões relacionadas à presidência do Diretório Municipal do PMDB deCampina Grande e do núcleo do PMDB Mulher na Paraíba, como também sobre as conquistas, avanços, lutas e desafios damulher brasileira.

 

Na condição de única mulher a integrar a bancadaparaibana no Congresso Nacional, Nilda Gondim disse que as mulheres obtiveramimportantes conquistas nos últimos anos, mas observou que, apesar dos avanços, muitosconceitos ainda precisam ser quebrados. Ela lamentou, por exemplo, ocrescimento alarmante da violência praticada contra a mulher e disse serinaceitável que em pleno século XXI as mulheres continuem enfrentandodificuldades para conquistar sua liberdade.

 

“Somente no mês de fevereiro 18 mulheres foramassassinadas na Paraíba, e na noite da última segunda-feira mais um crime foiregistrado no Estado. São dados preocupantes que precisamos combater”, afirmou.

 

Apesar das adversidades, entretanto, as mulheresbrasileiras têm algumas conquistas a comemorar. A mais recente foi obtida noSupremo Tribunal Federal (STF), que determinou que a partir de agora qualquerpessoa pode denunciar a violência praticada contra a mulher. “Agora, o agressorpode ser denunciado por qualquer pessoa, independente da vontade da vítima. Eessa foi mais uma importante dentro da Lei Maria da Penha”, ressaltou NildaGondim.

 

Semana daMulher – Em palestra que proferiu durantea abertura da 7ª Semana da Mulher, que está promovendo em conjunto com aPrefeitura Municipal de Campina Grande, a deputada federal Nilda Gondimreafirmou sua determinação de continuar lutando, em Brasília, por direitosiguais entre homens e mulheres. Ela disse que no momento a grande luta dizrespeito à conquista da isonomia salarial. Para isso, duas Propostas de EmendasConstitucionais (PECs) tramitam no Congresso Nacional, uma delas tratandoespecificamente dos direitos das empregadas domésticas.

 

Nilda Gondim fez questão de ressaltar que asmulheres não querem concorrer com os homens, nem tomar os espaços deles, masapenas o direito a igualdade e justiça. Sobre a 7ª Semana da Mulher, eladestacou a importância do evento lembrando que o principal objetivo dainiciativa, que tem o apoio pessoal do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, épropor uma ampla reflexão sobre as conquistas, avanços e desafios da mulher.Neste ano de 2012, a Semana da Mulher envolve 18 escolas municipais e conta com18 palestras e 17 oficinas temáticas abordando temáticas variadas.

 

Nilda Gondim também fez questão de homenagear asmulheres pelos  80 anos de cidadaniaconquistados no dia 24 de fevereiro de 1932 com a obtenção do direito de votarnas eleições nacionais.

 

“Vale salientar que naquele primeiromomento, a conquista, apesar de muito importante, foi apenas parcial, uma vezque o Código Eleitoral Provisório permitia apenas que mulheres casadas (comautorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. Asrestrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas dois anosdepois, com o Código Eleitoral de 1934. Mesmo assim, a iniciativa de exercer odireito de votar era facultativa às mulheres, sendo obrigatório apenas o votomasculino. E somente em 1946 o voto feminino, sem restrições, passou a serobrigatório no Brasil”, explicou.

 

Eacrescentou: “Esse fato históricose constituiu num dos passos mais importantes do segmento feminino no processoque evoluiu para a conquista da própria Presidência da República, hojecomandada pela presidente Dilma Rousseff”.

 

 

Assessoria

 

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026