Categorias: Política

Nesta 5ª: RC participa de encontro do PSB para viabilizar candidatura de Joaquim Barbosa

BRASÍLIA — Avançam os entendimentos entre o comando do PSB e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STFJoaquim Barbosa para que ele assuma a candidatura a presidente da República pelo partido. Barbosa terá uma reunião com dirigentes, líderes e os três governadores do partido na quinta-feira, às 15h, em Brasília. O presidente da legenda, Carlos Siqueira, disse que essa será a primeira conversa sobre um possível programa de governo, e que somente depois dela será possível bater o martelo sobre a candidatura.

— Ainda não sabemos se Joaquim Barbosa vai aceitar ser o candidato a presidente pelo PSB. Primeiro precisamos ter essa conversa amanhã — diz Siqueira.

Participam do encontro os governadores Rodrigo Rollemberg (DF), Paulo Câmara (PE) e Ricardo Coutinho (PB), líderes e dirigentes do PSB. Será a primeira reunião após a filiação, realizada no início de abril, quando ficou acertado que Barbosa teria um tempo para refletir sobre o convite. O limite para que a pré-candidatura seja oficializada é maio. Siqueira disse que há um ambiente favorável no partido a candidatura do ex-ministro do Supremo, que foi relator do mensalão.

Será criada uma Comissão Eleitoral formada pelos governadores e líderes do PSB para avaliar convergências e divergências do partido com Joaquim Barbosa, antes da definição da candidatura.

— Vamos ter uma rotina de encontros e conversas daqui pra frente. Vamos nos conhecer mais e construir as condições para a decisão de ser ou não candidato a Presidente pelo Joaquim Barbosa. Amanhã será a primeira reunião — explicou o vice-presidente do PSB, o ex- deputado federal Beto Albuquerque.

O presidente do PSB diz que a candidatura tem potencial para ser exitosa, mas ressalta que é preciso ter um entendimento entre o que pensam o candidato e o partido. Na última pesquisa Datafolha, divulgada no domingo, nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa ficou a frente de candidatos tradicionais como Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

— O lançamento dessa candidatura é um parto. Mas para ter o parto, primeiro é preciso ter a gravidez. É uma grande candidatura, mas precisamos conversar, falar sobre o calendário, conhecer sua visão de país, sobre as teses programáticas do PSB. É um nascimento a ser construído — disse Carlos Siqueira.

Para reduzir possíveis resistências a seu nome, antes do encontro com a cúpula do partido, Joaquim Barbosa foi na terça-feira a Pernambuco, conversar com o governador Paulo Câmara. Além de ser o estado do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, também é o de Miguel Arraes — considerado maior líder do partido — e do próprio Carlos Siqueira.

O governador Paulo Câmara foi um dos nove governadores do Nordeste que foram a Curitiba e não tiveram autorização para visitar o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa visita de Barbosa a Paulo Câmara, para dirigentes do PSB, significa que ele está disposto a aceitar a candidatura a presidente da República.

O Globo 

Últimas notícias

Prefeita Eliane Galdino anuncia reajuste de 13% para professores de Pocinhos

A prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Republicanos), anunciou na noite desta segunda-feira (9) um reajuste…

9 de fevereiro de 2026

Política, vaidade e picuinhas que ganham o mundo!

O casal Obama foi inquilino da Casa Branca por oito anos consecutivos. Barack Obama percorreu…

9 de fevereiro de 2026

“Só faria cobrança a Léo quando ele sentar na cadeira de prefeito”, rebate João Azevêdo após ser cobrado por reunião

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB) voltou a rebater às recentes declarações…

9 de fevereiro de 2026

Deputado petista diverge da estratégia nacional da sigla e defende que PT assuma direção política própria na Paraíba

O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…

9 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto detalha visita a Bolsonaro e revela convite do ex-presidente para Efraim se filiar ao PL

O deputado federal e líder da oposição na Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL), retornou de…

9 de fevereiro de 2026

João Azevedo nega insatisfação de Ricardo Barbosa e confia na permanência do aliado na base governista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…

9 de fevereiro de 2026