Categorias: Política

Não subestimem os servidores

Nunca é bom subestimar a força eleitoral da categoria dos funcionários públicos. Eles são, digamos, “osso duro de roer”, vão às ruas, fazem greve, denunciam o governo de plantão, ganham manchetes de jornais, espaços nas rádios e TVs e prometem nunca mais votar naquele nome, novamente, para prefeito ou governador.

É um grande exército que pode marchar unido contra o governo e desestabilizá-lo. Atrasar salários ou fazer picuinha com determinadas categorias, excluindo reajustes já previstos no orçamento, são coisas que podem parecer pequenas em determinadas ocasiões, mas causam efeito devastador a longo prazo.

Nos blogs deste site, vários servidores estaduais e municipais de João Pessoa e Campina Grande dão seus palpites sobre a política dos governos para o funcionalismo. Os professores detonam o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho; várias categorias também não perdoam os deslizes do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital. Até se vestiram de preto no Maior São João do Mundo. E o governador José Maranhão há tempos é conhecido como aquele que não está nem aí para os servidores – vide os seus dois governos anteriores, quando até tanques eles colocou na praça para afugentar grevistas.

Até que alguns estão pacientes demais, como os delegados (eram tão destemidos no governo Cássio, lembram?), mas isso também tem limite. E a demora da administração atual em fixar o reajuste salarial, que já poderia ter sido implantado no governo Cássio, não será jamais esquecido.

Os leitores dos blogs não poupam críticas. Detonam mesmo. E lembram, com satisfação, cada vaia dirigida a Veneziano, Maranhão ou Ricardo.

Se, como acreditam os analistas políticos, a eleição ficar polarizada entre Ricardo e Maranhão, muitos servidores não terão opção: ou votam naquele que ignorou, durante anos, as reivindicações dos servidores estaduais, ou apostam naquele que já provou gostar de fazer certos terrorismos e ameaças, esquecendo-se completamente de seus tempos de ativista na área da Saúde.

Aos poucos, Veneziano vem percebendo a importância de anunciar, mês a mês, o pagamento dos salários dos servidores, muitas vezes antecipado. Quer fazer a diferença em relação ao seu concorrente de partido, Maranhão. Mas ainda é muito pouco.

Ricardo pode estar sendo aconselhado, agora, a ser menos intempestivo com seus críticos e a adotar um estilo mais “paz e amor”. É bom que seja. Nunca é tarde para rever seus conceitos.

Um leitor deste blog, Ronaldo Marinho, desabafou na minha última coluna: “Votei em Ricardo Coutinho achando que teríamos uma revolução na educação, não uma revolução de prédios”.

Cuidar da cidade é muito bom. Ricardo vem fazendo isso muito bem. Cuidar das pessoas é fundamental. E isso inclui os servidores.

Numa eleição em que gigantes da política disputam voto a voto o governo, qualquer simpatia conquistada entre os servidores pode virar voto e fazer a diferença.

 

Cícero mais forte

Justiça seja feita: Cícero Lucena, enquanto vice-governador e depois governador, soube conduzir com equilíbrio muitas questões relacionadas a servidores. Um amigo em comum me contou que ele está cada vez mais forte no interior.
É bom que ninguém também o subestime.
 

Últimas notícias

Campinense vence o Treze por 1 a 0 no Amigão e assume a vice-liderança do Paraibano

O Campinense Clube venceu o Treze Futebol Clube por 1 a 0, neste domingo (8),…

8 de fevereiro de 2026

Esporte de Patos vence o Confiança-PB fora de casa e deixa a zona de rebaixamento

O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…

8 de fevereiro de 2026

Amigão ferve: 421º Clássico dos Maiorais pode decidir a liderança do Paraibano

Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de JP a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Com Podemos liberado na PB, Ruy descarta Cícero, mantém Lucas no radar e pode apoiar um nome de cada chapa em 2026

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…

8 de fevereiro de 2026

Muriçoquinhas leva Folia de Rua à Epitácio Pessoa nesta segunda; veja as alterações no trânsito

O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…

8 de fevereiro de 2026