A Paraíba o tempo todo  |

“Não é hora de autofagia”, alerta Hugo Motta sobre alianças políticas para 2026

Foto: Reprodução Tv Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez nesta sexta-feira (10) um apelo à união entre os partidos aliados e criticou o que chamou de “autofagia política” dentro da base que deve disputar as eleições de 2026. Motta destacou que é preciso evitar disputas internas por filiações entre legendas que caminham juntas, como o Republicanos, o PSB e o PP, para garantir o fortalecimento do projeto coletivo.

“Não há como haver o sucesso se partirmos para fazer a autofagia. Se o Republicanos ficar querendo tirar pessoas do PSB ou vice-versa, ou do PP e vice-versa, então eu defendo que possamos aí montar nossas chapas, tanto para deputado estadual quanto para deputado federal, atraindo lideranças que estão em outras agremiações partidárias, para que, com isso, o projeto possa se fortalecer”, afirmou o parlamentar.

A fala de Hugo Motta ocorre em meio às articulações para montagem das chapas proporcionais para o pleito de 2026. O Republicanos tem buscado ampliar sua presença nos estados e ganhar protagonismo, mas o deputado alerta que esse crescimento precisa ocorrer de forma coordenada, sem prejudicar os aliados com disputas por nomes e lideranças já comprometidos com o campo político da base.

Motta enfatizou que o Republicanos seguirá alinhado com o PSB e o PP, mas alertou que a competição entre esses partidos por quadros políticos pode enfraquecer o grupo como um todo. Para ele, o caminho mais estratégico é atrair lideranças de outras siglas, que ainda não fazem parte do núcleo da aliança, evitando o que considera uma “canibalização” entre aliados.

“Se a gente começar a disputar entre nós mesmos, a perder lideranças um para o outro, isso não é crescimento, é destruição do nosso próprio campo político”, reforçou.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe