Categorias: Política

NAE-PB vai ao MT questionar13º salário dos PS

NAE-PB vai ao MT questionar pagamento de 13º salário dos prestadores de serviço da PMJP

O presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiários dos Advogados do Brasil, Léo Vieira, ingressou hoje, quinta-feira (16), com um ofício junto ao Ministério Público do Trabalho para garantir o pagamento do 13º salário aos prestadores de serviço da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Segundo o presidente, foi noticiado na imprensa falada e escrita, como também no próprio portal da prefeitura, o compromisso do prefeito Luciano Agra (PSB) em efetivar o pagamento aos PS neste ano de 2011.

“Como a primeira parcela do 13º salário deve ser paga a partir do dia 21, queremos ter a certeza de que os prestadores de serviço serão contemplados”.
Ainda conforme Léo Vieira, o NAE-PB também pede informações sobre o número de prestadores de serviço existentes na Capital.

Confira o ofício na íntegra:
 

 

Ofício NAE/OAB/PB nº 03/2011

João Pessoa-PB, 15 de junho de 2011.

À

PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO

Coordenadoria de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos

Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades na Administração Pública – CONAP.

Exmº. Sr. Representante da CONAP na 13ª Região – PB – Dr. Carlos Eduardo Azevedo.

D.D. Procurador Federal do Trabalho

 

Assunto: CONTRATADOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB


Senhor Procurador Federal.


Servimo-nos do presente para trazer ao conhecimento de Vossa Excelência, fatos que merecem apuração dada a competência legal do Ministério Público do Trabalho.

Durante o mês de abril próximo passado, várias matérias jornalísticas veiculadas na imprensa deste Estado noticiaram que o atual prefeito da Capital, o Senhor Luciano Agra, declarava que “esse ano” iria pagar o 13º (décimo terceiro) Salário aos contratados da Administração Municipal (vide cópias dos noticiários anexos)

É fato público e notório, fato repetitivo na imprensa falada, escrita e televisiva, que o atual Gestor da Capital almeja se candidatar à reeleição. Evidentemente que se trata de direito legítimo de todo e qualquer gestor, direito consagrado na legislação eleitora vigente.


Ocorre que na ânsia para sedimentar este fito, o referido Gestor ao DECLARAR que pagará no exercício de 2011 o 13º (décimo terceiro) Salário, também, aos Servidores Contratados (temporários), pois o município teria condições orçamentário-financeiras para cumprir tal intento, externa que não pagava até então, pois ressalta a natureza de ineditismo do ato.

Tendo em vista que o décimo terceiro salário é garantido Constitucionalmente, e dadas tais declarações, urge para segurança jurídica e do interesse público (Difuso e Coletivo), que o Parquet obreiro, instaure o devido procedimento legal para a apuração da ocorrência ou não de ilícitos de natureza trabalhista, aproveitando a oportunidade para não só apurar o não pagamento em exercícios anteriores do décimo terceiro, como também dos demais direitos assegurados aos trabalhadores.


Oportunamente, requer a instauração de tal procedimento, assim como, que V. Exa. se digne em oficiar à Prefeitura Municipal de João Pessoa no sentido de que o ente mirim informe a quantidade de contratados direta e indiretamente, incluindo aí o corpo de estagiários, bem como informe o trâmite para tais contratações.


Outrossim, é de bom alvitre registrar que o Supremo Tribunal Federal em abril próximo passado reconheceu Repercussão Geral no RE n.º 635546, recurso que tem por objeto questão que envolve o direito dos trabalhadores contratados pela administração pública ou por empresas terceirizadas terem assegurados os direitos dos servidores do quadro funcional da contratante.

Destarte, à guisa de conclusão, requer que a douta Procuradoria do Trabalho instaure o procedimento legalmente cabível para apuração da ocorrência de ilegalidades afrontadoras dos Direitos e Garantias Fundamentais dos Trabalhadores.

Ato contínuo, em caso de confirmação de tais ocorrência que perpetre as medidas processuais cabíveis à Luz da Constituição Federal, inclusive vendo da possibilidade de propor Reclamação Constitucional em face do município de João Pessoa/PB.


Sem mais para o momento, nesta oportunidade renovamos os nossos votos de admiração e respeito.

 

 

Leonardo Morais Vieira da Silva


Presidente do NAE-PB


PB Agora

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026