A Paraíba o tempo todo  |

Na véspera de cúpula sobre segurança nuclear, Lula insiste em diálogo com Irã

O presidente Lula insistiu que a questão nuclear iraniana deve ser resolvida com negociação, em entrevista publicada neste domingo (11) pelo jornal espanhol “El País”.

A entrevista sai na véspera da reunião de cúpula sobre segurança nuclear, nos Estados Unidos, da qual o presidente brasieiro vai participar.

Lula afirmou que quer “conversar” com seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, “até o último minuto”, sobre o programa nuclear de Teerã.

“Não se pode partir do preconceito de que Ahmadinejad é um terrorista que é preciso ser isolado”, disse Lula. “Temos de negociar.”

 

“O único limite à posição do Brasil é o respeito às resoluções das Nações Unidas, que meu país cumprirá”, afirmou, no entanto.

O Paquistão “tem a bomba atômica, Israel também. É compreensível que quem se sinta pressionado por essa situação possa pensar em criar a sua. Não temos direito de pôr ninguém contra a parede, e dizer ou tudo ou nada”, declarou Lula.

O Irá insiste em desenvolver um programa nuclear, apesar da oposição da ONU e das potências, que estudam impor novas sanções ao país.

 

Os países temem que Teerã use o programa para fins militares. O governo iraniano insiste que seu obbjetivo é gerar energia para fins pacíficos.

 

O Brasil, com assento provisório no Conselho de Segurança da ONU, se opõe à imposição de mais sanções.

 

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe