Categorias: Política

Na tribuna, Jarbas mantém denúncias contra o PMDB

PUBLICIDADE

Em discurso no plenário do Senado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) reiterou nesta terça-feira as críticas ao PMDB reveladas pelo parlamentar à revista “Veja” –mas não apresentou nomes de integrantes do partido que estariam envolvidos em ações de corrupção. Jarbas disse que seria “mesquinho” se acrescentasse novos “detalhes e adjetivos” às suas denúncias.

No discurso, Jarbas mencionou apenas o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ao afirmar que já “disse tudo o que tinha a dizer” sobre os dois líderes peemedebistas. O parlamentar não chegou a citar a sigla “PMDB” em seu discurso, apenas quando se referiu à sua destituição da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado por Renan.

“Fui procurado pela ‘Veja’ no dia 10 de fevereiro para falar de três assuntos: PMDB, Senado e governo Lula. Respondi a tudo que me foi perguntado. Hoje, volto à tribuna para dizer que não tenho uma vírgula a acrescentar o que disse à revista. O que eu tinha a dizer sobre o presidente da Casa, já disse. O que tinha a dizer sobre o líder do meu partido, já disse. Serei mesquinho e pequeno se acrescentar mais detalhes e adjetivos”, afirmou.

Jarbas reagiu às críticas recebidas depois de sua entrevista à “Veja” ao afirmar que a “verdade é sempre inconveniente para quem vive da mentira, da farsa”. O peemedebista disse que apenas “constatou o óbvio” ao denunciar ações de corrupção dentro do seu partido.

“Não vim citar nomes, para isso existe a Polícia Federal, o Tribunal de Contas. Nunca tive, não tenho e não desejo ter vocação para ser paladino da ética”, afirmou. Jarbas disse que não lhe cabe revelar a esperada “lista” de políticos peemedebistas envolvidos em atos de corrupção. “Cobraram nomes, uma lista de políticos que não honram o mandato popular. A meu ver, essa cobrança é distorção de papel do parlamentar, que deve ser o de lutar pela ética e políticas públicas que façam o país avançar.”

Jarbas disse ter “nojo e ojeriza à passividade e à omissão”. O senador citou a disputa em torno do comando do fundo Real Grandeza, de Furnas, como uma “prova clara, transparente e inequívoca” do que explicitou na entrevista –sem mencionar que o PMDB pressionou a estatal para indicar afilhados políticos para os cargos. “Não preciso citar nomes porque eles vêm à tona quase que diariamente”, disse.

Ética

No discurso, Jarbas defendeu o resgate da ética na política brasileira como uma espécie de “tábua de salvação” para o Congresso. “Ou resgatamos essa lógica para o exercício da política ou vamos continuar estampando capas de jornais da pior forma possível. Não me agradou dizer o que eu disse”, afirmou.

O parlamentar agradeceu o apoio recebido da população brasileira depois das críticas ao PMDB. “Agradeço as milhares de correspondências que recebi. O exercício da política não pode ser transformado num balcão de negócios. O que se vê hoje no país é um sentimento de descrença. O poder pelo poder leva a um quadro degenerado que vemos hoje no país.”

Jarbas disse que vai apresentar projeto de lei que impede os partidos políticos de indicarem nomes para o cargo de diretor financeiro de estatais. O peemedebista afirmou que sua proposta inclui ainda a necessidade de que o cargo seja ocupado por funcionários de carreira que serão submetidos antes de assumirem as funções à sabatina no Senado.

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024