Categorias: Política

Na Europa, Lula discute proposta para clima

Proposta brasileira para o clima foi assunto em visita do presidente Lula a países europeus

Nos encontros do presidente Lula com líderes e empresários europeus na semana passada, houve espaço para conversas sobre as questões climáticas. Às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15), um dos principais assuntos foi a proposta brasileira para redução da emissão de gases, contou o Lula em seu programa semanal de rádio “Café com o presidente” na manhã desta segunda-feira (7).

Lula afirmou que o Brasil está “em uma situação muito boa”, porque, de forma voluntária, fez uma proposta de diminuir as emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020. “Essa é uma coisa extremamente importante, é uma proposta extremamente ousada. E, por conta dessa proposta, os países começaram a apresentar números. Temos que tomar uma decisão agora e começar a trabalhar para diminuir o aquecimento global”, disse o presidente
 

Acordo com União Europeia

A primeira parada do presidente na Europa foi a Cúpula Ibero-Americana, em Portugal, onde reforçou a importância de um acordo entre União Europeia e Mercosul.

“Já temos uma base muito sólida, que é o acordo da Rodada de Doha, que não foi concluído, mas que a base entre União Europeia e o Brasil estava mais ou menos certa. Então, nós entendemos que é possível concluir esse acordo, que é muito importante para o Mercosul e muito importante para a União Europeia”, disse Lula no programa.

Parcerias com ucranianos

Na Ucrânia, a visita foi acompanhada de empresários brasileiros e ucranianos. “Nós estivemos com o presidente, com o primeiro-ministro, na perspectiva de aumentar a relação Brasil-Ucrânia e, ao mesmo tempo, incrementar o nosso comércio”, contou o presidente.

Na avaliação de Lula, a reunião levantou perspectivas para os empresários. “Fomos discutir, também, o programa espacial brasileiro, na medida em que nós temos uma binacional chamada Cyclone Space que vai lançar o Cyclone 4 no Brasil, no ano que vem, na base de Alcântara”, acrescentou.

Investimentos da Alemanha

A passagem pela Alemanha também foi marcada por boas notícias no setor econômico, segundo o presidente. Para Lula, o anúncio do investimento da Volkswagen no país simboliza a credibilidade no mercado brasileiro.

“Eles [alemães] estão muito otimistas com a estabilidade na economia brasileira, muito otimistas com a perspectiva de futuro da economia brasileira e pensando em disputar a licitação do trem de alta velocidade de São Paulo-Campinas-Rio de Janeiro, pensando no pré-sal, na construção de plataformas e no setor siderúrgico”, disse.

 

 

G1

Últimas notícias

Hugo reúne líderes partidários na próxima quarta-feira para alinhar pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Em entrevista ao portal R7, na noite de ontem (25), o presidente da Câmara, Hugo…

26 de janeiro de 2026

Quatro entidades são habilitadas pelo Procon-JP para emissão e confecção da Carteira Estudantil 2026; saiba quais

Quatro entidades representativas dos estudantes de João Pessoa foram habilitadas, pela Secretaria Municipal de Proteção…

26 de janeiro de 2026

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta segunda-feira com mais de 12 mil bolsas na PB

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Universidade Estadual da Paraíba amplia sistema de segurança com uso da tecnologia

A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026