Proposta brasileira para o clima foi assunto em visita do presidente Lula a países europeus
Nos encontros do presidente Lula com líderes e empresários europeus na semana passada, houve espaço para conversas sobre as questões climáticas. Às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15), um dos principais assuntos foi a proposta brasileira para redução da emissão de gases, contou o Lula em seu programa semanal de rádio “Café com o presidente” na manhã desta segunda-feira (7).
Lula afirmou que o Brasil está “em uma situação muito boa”, porque, de forma voluntária, fez uma proposta de diminuir as emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020. “Essa é uma coisa extremamente importante, é uma proposta extremamente ousada. E, por conta dessa proposta, os países começaram a apresentar números. Temos que tomar uma decisão agora e começar a trabalhar para diminuir o aquecimento global”, disse o presidente
Acordo com União Europeia
A primeira parada do presidente na Europa foi a Cúpula Ibero-Americana, em Portugal, onde reforçou a importância de um acordo entre União Europeia e Mercosul.
“Já temos uma base muito sólida, que é o acordo da Rodada de Doha, que não foi concluído, mas que a base entre União Europeia e o Brasil estava mais ou menos certa. Então, nós entendemos que é possível concluir esse acordo, que é muito importante para o Mercosul e muito importante para a União Europeia”, disse Lula no programa.
Parcerias com ucranianos
Na Ucrânia, a visita foi acompanhada de empresários brasileiros e ucranianos. “Nós estivemos com o presidente, com o primeiro-ministro, na perspectiva de aumentar a relação Brasil-Ucrânia e, ao mesmo tempo, incrementar o nosso comércio”, contou o presidente.
Na avaliação de Lula, a reunião levantou perspectivas para os empresários. “Fomos discutir, também, o programa espacial brasileiro, na medida em que nós temos uma binacional chamada Cyclone Space que vai lançar o Cyclone 4 no Brasil, no ano que vem, na base de Alcântara”, acrescentou.
Investimentos da Alemanha
A passagem pela Alemanha também foi marcada por boas notícias no setor econômico, segundo o presidente. Para Lula, o anúncio do investimento da Volkswagen no país simboliza a credibilidade no mercado brasileiro.
“Eles [alemães] estão muito otimistas com a estabilidade na economia brasileira, muito otimistas com a perspectiva de futuro da economia brasileira e pensando em disputar a licitação do trem de alta velocidade de São Paulo-Campinas-Rio de Janeiro, pensando no pré-sal, na construção de plataformas e no setor siderúrgico”, disse.
G1








