Por pbagora.com.br

Numa disputa bastante acirrada no segundo turno das eleições em João Pessoa, conforme mostram as últimas pesquisas de intenção de voto entre os candidatos Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB), as mulheres têm potencial de decidir os destinos do pleito neste domingo (29).

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas são maioria entre os eleitores de João Pessoa, representando 55,45% dos votantes, enquanto que os homens formam 44,55% do eleitorado. O universo total de eleitores da Capital é de 522.269, o que representa o maior colégio eleitoral da Paraíba.

A maioria do eleitorado feminino está inserido na idade entre 45 a 59 anos, com 76.248 mulheres aptas a votar em João Pessoa.

Apesar de serem maioria, as mulheres não escolheram uma candidata do sexo feminino no primeiro turno. Rama Dantas (PSTU) e Edilma Freire (PV) ficaram em quinto e penúltimo lugar, respectivamente. Na Câmara Municipal de João Pessoa, dos 27 parlamentares, somente uma vereadora vai representar as mulheres, que é Eliza Virgínia (PP).

Apesar de serem decisivas para o resultado do pleito municipal, isso não se reflete na participação feminina nos cargos públicos.  Os números mostram, no entanto, que elas continuam a ter um um papel fundamental antes e depois das eleições, a fim de influenciar as políticas públicas que serão aplicadas pelo novo prefeito. As informações são do polemicapb.

 

Redação

Deixe seu Comentário