A Paraíba o tempo todo  |

Mulheres fazem maioria do eleitorado de JP e podem fazer vencedor do 2º turno

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Numa disputa bastante acirrada no segundo turno das eleições em João Pessoa, conforme mostram as últimas pesquisas de intenção de voto entre os candidatos Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB), as mulheres têm potencial de decidir os destinos do pleito neste domingo (29).

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas são maioria entre os eleitores de João Pessoa, representando 55,45% dos votantes, enquanto que os homens formam 44,55% do eleitorado. O universo total de eleitores da Capital é de 522.269, o que representa o maior colégio eleitoral da Paraíba.

A maioria do eleitorado feminino está inserido na idade entre 45 a 59 anos, com 76.248 mulheres aptas a votar em João Pessoa.

Apesar de serem maioria, as mulheres não escolheram uma candidata do sexo feminino no primeiro turno. Rama Dantas (PSTU) e Edilma Freire (PV) ficaram em quinto e penúltimo lugar, respectivamente. Na Câmara Municipal de João Pessoa, dos 27 parlamentares, somente uma vereadora vai representar as mulheres, que é Eliza Virgínia (PP).

Apesar de serem decisivas para o resultado do pleito municipal, isso não se reflete na participação feminina nos cargos públicos.  Os números mostram, no entanto, que elas continuam a ter um um papel fundamental antes e depois das eleições, a fim de influenciar as políticas públicas que serão aplicadas pelo novo prefeito. As informações são do polemicapb.

 

Redação

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe