Categorias: Política

Mulheres comentam importância da Lei “Parada Segura” em JP

PUBLICIDADE

 As mulheres têm todo o direito de descerem dos ônibus mais próximo de casa, ou seja, em local que não seja parada regulamentada a partir das 22h. Algumas delas ainda não sabem que têm esse direito, mas a maioria, principalmente as que estudam no período noturno sabe que a Lei Municipal “Parada Segura” está em vigor desde o ano de 2013. Porém, segundo as próprias mulheres que utilizam transporte coletivo à noite, alguns motoristas desobedecem ou ignoram a lei. Outras acham que essa lei deveria ser melhor divulgada.

A legislação garante que todas as usuárias de ônibus coletivos de João Pessoa podem solicitar ao motorista, a partir das 22h, parada em local que achar mais seguro, desde que dentro do trajeto do ônibus. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), esse é um instrumento legal para que as Acho essa lei muito interessante porque sabemos que a violência tem aumentado contra as mulheres, e ela permite que a gente possa descer mais próximo de casa ou mesmo na esquina da rua que a gente mora. Ainda não precisei solicitar a Parada Segura, mas fico feliz por essa lei existir.

Para a jovem Nagila Souza estudante na capital: “ Eu moro em Cruz das Armas e já fui beneficiada com essa lei. Agora já teve um motorista que não atendeu meu pedido, mas a maioria dos motoristas obedece a Lei da Parada Segura. Da próxima vez que eu precisar e o motorista não parar vou denunciar”, afirmou.

Já Talita Borges que também é estudante em João Pessoa, considera que a PMJP deveria fazer uma campanha divulgando a Lei Municipal: “Não conhecia esta lei e acho que ela deveria ser melhor divulgada. Acho que muitas amigas minhas ainda não sabem, talvez porque a gente trabalhe durante o dia. Mas vejo esta lei com entusiasmo porque é mais uma proteção para as mulheres que trabalham ou estudam à noite”, afirmou.

Taciana Emanuele comerciária: “Eu já venho utilizando essa lei e tem motorista que é bonzinho e para até antes das 22h onde a gente pede, outros se recusam. Tem motorista que obedece a lei e tem os que desobedecem. Mas creio que são poucos os que se recusam a parar o ônibus fora da parada obrigatória”, diz.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em carta, Bolsonaro defende candidatura de Flávio: “Continuidade do caminho”

O ex-presidente defendeu a candidatura do filho, Flávio Bolsonaro, na carta entregue antes da cirurgia que será…

25 de dezembro de 2025

Vacinação contra HPV é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alinhamento…

25 de dezembro de 2025

Idosa é assassinada a facadas por namorado de 40 anos em João Pessoa; caso é investigado como feminicídio

Uma mulher de 60 anos foi morta com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira…

25 de dezembro de 2025

Todos os trechos de praias do litoral da Paraíba estão próprios para banho neste feriado de Natal

Todos os trechos de praia do Litoral da Paraíba estão próprios para banho durante o…

25 de dezembro de 2025

Lula faz balanço de ações e desafios: “povo brasileiro é vencedor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e…

25 de dezembro de 2025

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro para esta quinta

O Hospital DF Star divulgou nota nesta quarta-feira (24) confirmando a realização da cirurgia do…

25 de dezembro de 2025