No âmbito da Operação Pão e Circo, o ex-prefeito de Mamanguape, Eduardo Carneiro Brito, teve seu recurso negado pelo Ministério Público, que solicitou ao Tribunal de Justiça a manter a condenação de seis anos de detenção por envolvimento em fraude de licitações. Segundo a denúncia do Ministério Público da Paraíba, Brito teria conspirado para garantir que as licitações não fossem competitivas, visando obter vantagens nas contratações.
A sentença foi proferida pela juíza Candice Queiroga de Castro Gomes Ataíde em maio de 2020, na Vara da Comarca de Mamanguape. Além da pena de detenção, a magistrada também determinou a suspensão dos direitos políticos de Eduardo Brito após o trânsito em julgado da sentença. O ex-prefeito foi condenado com base no artigo 90 da Lei n. 8.666/90, por três vezes, totalizando seis anos de detenção e 30 dias-multa. A pena deve ser cumprida em regime inicial semiaberto, com direito de recorrer em liberdade.
A Operação Pão e Circo foi uma investigação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Tribunal de Contas da União (TCU) que revelou as irregularidades nas licitações conduzidas pelo ex-prefeito. A investigação envolveu buscas e apreensões de documentos, interceptações telefônicas e outras diligências que comprovariam a participação de Eduardo Brito nas fraudes.
A promotora de Justiça Geovana Patrícia de Queiroz Rêgo apresentou contrarrazões no recurso de apelação do ex-prefeito condenado. Ela argumentou que as “Cartas de Exclusividade” não correspondiam a empresários exclusivos dos grupos artísticos e que em algumas licitações, as propostas de preço foram apresentadas antes mesmo do secretário municipal enviar o pedido de contratação ao prefeito, sugerindo uma possível manipulação do processo licitatório. O Ministério Público da Paraíba manifestou-se contrário ao recurso de apelação e defende a manutenção da sentença em todos os seus termos.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), revelou nesta segunda-feira…
Acaba no dia 06 de maio, o período para realizar o alistamento eleitoral, restando aos…
Uma trajetória brilhante. Uma carreira política marcada por lutas e trabalho. Diversos cargos ocupado. E…
O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu, por meio de nota, nesse domingo (18) que a…
Ao menos nove imóveis localizados no entorno do Açude Velho, em Campina Grande, Agreste da…
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam hoje (19), e a…