Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais de São João do Cariri, Caraúbas, Gurjão, Serra Branca, São José dos Cordeiros, Coxixola e Parari não executem nem indiquem emendas parlamentares em 2026 sem garantir mecanismos de transparência e rastreabilidade.
As recomendações foram assinadas pelo promotor de Justiça Ailton Nunes Melo Filho e têm como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que estados e municípios só poderão executar emendas parlamentares a partir de 2026 mediante comprovação, junto aos Tribunais de Contas, do cumprimento do artigo 163-A da Constituição Federal. O dispositivo estabelece regras de transparência e rastreabilidade para a aplicação dos recursos.
Diante disso, o MPPB orientou que os prefeitos das sete cidades se abstenham de iniciar ou prosseguir com a execução orçamentária e financeira das emendas enquanto não houver comprovação do cumprimento integral das normas constitucionais. A mesma recomendação foi dirigida aos presidentes das Câmaras Municipais, que devem suspender a indicação de emendas até que o processo legislativo esteja adequado às novas exigências.
O Ministério Público também determinou que os municípios providenciem a criação ou adequação de uma plataforma digital unificada no Portal da Transparência, contendo informações detalhadas sobre cada emenda, como autor, valor, beneficiário final e cronograma de execução.
PB Agora
Certa vez, Nietzsche disse: "se você olhar por muito tempo para um abismo, o abismo…
O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), anunciou nesta sexta-feira (13) uma alteração na…
O tradicional bloco Boi do Bessa desfila neste sábado de Carnaval (14), em João Pessoa,…
O Carnaval Tradição 2026 de João Pessoa tem início neste sábado (14) e segue até…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano especial de…
Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…