Categorias: Política

MP-SP diz ter provas para denunciar Lula por lavar dinheiro

PUBLICIDADE

 O promotor do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP), Cassio Conserino, disse que tem provas suficientes para denunciar o ex-presidente Lula e a sua mulher, Marisa Letícia, por suspeita do crime de lavagem de dinheiro na investigação sobre o apartamento triplex que tinha sido reservado no edifício Solaris, no Guarujá (SP), pela construtora OAS para a família do ex-mandatário.

 

A avaliação do promotor da Justiça paulista foi divulgada pela revista Veja nesta sexta-feira (22/01). Para a mídia brasileira, Conserino afirmou que as provas de que a OAS favoreceu Lula são fortes, mas o ex-presidente ainda terá a oportunidade de apresentar defesa no decorrer das apurações para tentar evitar o oferecimento da acusação formal.

Lula é investigado em uma apuração sobre a legalidade da transferência de empreendimentos da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) para a OAS, em 2009. A Promotoria apura também se a empreiteira usou apartamentos do prédio para lavar dinheiro ou beneficiar indevidamente pessoas.

 

Lula nega ser dono do apartamento e afirma que havia apenas uma opção de compra em nome de Marisa Letícia, que não havia sido exercida. "Isso (ocultação de patrimônio) é balela. Temos provas documentais, circunstanciais e testemunhais de que a família era dona do imóvel que foi, inclusive, reformado pela OAS e recebeu elevador privativo para beneficiar o ex-presidente", disse Conserino ao jornal O Globo .

 

Ele explicou, ainda, "que depois que o apartamento foi entregue, tanto Marisa quanto um dos filhos de Lula, o Lulinha, chegaram a passar alguns dias no imóvel, que foi desocupado depois da reportagem de O Globo . Os móveis foram retirados". O promotor afirmou também que a investigação já passou de 50%, mas ainda não está concluída.

 

Outro lado

Procurado por publicações brasileiras, o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, afirmou estar "perplexo em saber que um promotor esteja cogitando denunciar alguém sem ter dado a oportunidade de prévia manifestação".

 

O Instituto Lula publicou uma nota em seu site com o título "Violência contra Lula: promotor anuncia denúncia sem ouvir defesa". No texto, a assessoria afirma que o promotor "violou a lei" e adotou conduta "arbitrária" e "leviana" ao informar à imprensa que considera ter obtido indícios suficientes para a denúncia.

 

"A atitude do promotor é incompatível com o estado democrático de direito e com o procedimento imparcial que se espera de um defensor da lei, além de comprometer o prestígio e a dignidade da instituição Ministério Público", afirma a nota.

 

Já o advogado da OAS, Roberto Talhada, disse que a empreiteira nunca atuou para favorecer o ex-presidente. Ele afirmou que o triplex chegou a ser reservado para a mulher de Lula, mas ela optou por não comprar. Hoje, segundo ele, o imóvel é da OAS e continua à venda.

 

 

Terra com Deutsche Welle
Foto: Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024