Categorias: Política

MP investiga sanidade de prefeito paraibano devido ao mal de Alzheimer

PUBLICIDADE

O promotor do Ministério Público da Paraíba (MPPB), José Bezerra Diniz, abriu um procedimento para apurar condição de sanidade mental do prefeito da cidade São João do Cariri, Cosme Gonçalves de Farias (DEM), 62 anos, por suspeita de que ele esteja com doença de Alzheimer. O procedimento foi aberto depois de uma representação protocolada por uma moradora da cidade.

Segundo a representação, o prefeito estaria em um quadro da doença, no qual estaria sem condições mentais de gerir o município, e que administração estaria sendo mediada pela esposa e filhos. Também há relato de casos em que o prefeito já teria se perdido ao sair de casa sozinho e que não reconhece mais as pessoas que convivem com ele há décadas no município.

A assessoria de imprensa do prefeito informou que não vai se pronunciar até que o procedimento pedido pelo MPPB seja concluído.

A representação também destaca que a gestão dos recursos públicos do município estão sendo administradas por pessoas não eleitas, já que o prefeito estaria nessa situação. O prefeito foi ouvido pelo promotor nesta quinta-feira (12), que recomendou que uma junta médica avalie as condições de saúde de Cosme, para atestar se ele sofre ou não da doença neuro-degenerativa.

“Eu recebei a representação e iniciei a fase de instrução da Notícia de Fato, ouvindo o prefeito e determinando que ele seja examinado por uma junta médica no prazo de vinte dias”, explicou o promotor.

José Bezerra Diniz não revelou detalhes da conversa que teve com o prefeito, mas comentou que o prefeito perdeu recentemente a mãe e estaria abalado emocionalmente. O presidente da Câmara Municipal, Hélio Coutinho de Moraes, também foi ouvido pelo promotor.

Ainda no documento, a moradora diz que a população está prejudicada, pois “o povo não sabe a quem procurar e serviços essenciais têm deixado de ser prestados em todos os setores do governo, especialmente na saúde”, a exemplo do atendimento do filho dela, descumprindo inclusive uma sentença judicial.

Ela acrescenta, na representação, que procurou o prefeito Cosme, mas ele não a conhece, “mesmo sendo vizinhos há quase 30 anos”, afirma a mulher.

G1

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024