Morte de Zé Maranhão por complicações da Covid-19 completa um ano

PUBLICIDADE

Curiosidade aparte um dia antes do aniversário de um ano do falecimento do ex-senador e ex-governador José Maranhão, vítima de complicações causadas pela Covid-19, comemorado nesta terça-feira (08) de fevereiro, o atual senador e presidente estadual do MDB Veneziano Vital do Rêgo também contraiu a doença, no seu caso os efeitos são considerados leves, tendo em vista estar com o seu calendário vacinal completo. Atualmente a filha de José Maranhão, Alice Maranhão integra a executiva estadual do MDB, bem como seu sobrinho Benjamim Maranhão, que é candidato a deputado, nestas eleições.

Foi exatamente há um ano, que o mundo político paraibano perdeu José Maranhão. Ele esteve à frente dos destinos da Paraíba por duas vezes. O primeiro período de governador foi de 16 de setembro de 1995 a 6 de abril de 2002. Já a segunda vez no Palácio da Redenção foi de 18 de fevereiro de 2009 a 1º de janeiro de 2011. Antes desses dois mandatos, também foi vice-governador, de 1º de janeiro de 1995 a 15 de setembro do mesmo ano.

José Targino Maranhão, mais conhecido como Zé Maranhão, morreu aos 87 anos, em São Paulo, após 71 dias internado por complicações decorrentes da Covid-19. Nascido em Araruna, no dia 6 de setembro de 1933, o também empresário paraibano morreu quando estava no seu segundo mandato de senador pela Paraíba.

Era filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e em sua carreira política também foi deputado estadual e deputado federal. Ele tentou outros mandatos de governador, como em 2018, quando terminou em terceiro lugar no pleito, com 17,44% dos votos válidos. Filho de Benjamim Gomes Maranhão, ex-prefeito de Araruna, e de Dona Benedita Targino Maranhão (Dona Yayá), José Maranhão era casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra e pai de Maria Alice, Leônidas e Letícia. Deixou dois netos: José Neto e Maria de Fátima. Começou a carreira política quando foi eleito deputado estadual em 1955 pelo PTB.

Da Redação

Últimas notícias

Lucas Ribeiro diz ainda acreditar que Jhony seguirá na base governista: “Sabe que a Paraíba não pode retroceder”

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato à sucessão estadual pelo Progressistas, Lucas Ribeiro, afirmou ontem,…

19 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena revela que Diego Tavares vai declarar apoio a Lucas Ribeiro e critica postura de dirigentes do PP

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), revelou…

19 de fevereiro de 2026

Lula: depois do Carnaval, é hora de voltar à realidade!

O Brasil não vive apenas de samba e de enredos na avenida. O Carnaval projeta…

19 de fevereiro de 2026

Intolerância antissemita na Europa: um alerta ao Reino Unido e ao continente!

Tenho acompanhado, com atenção e preocupação, notícias veiculadas em portais de grande importância internacional, relatando…

19 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena critica movimentos políticos de aliados do PP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), criticou, durante entrevista à imprensa nesta quinta-feira…

19 de fevereiro de 2026

Inmet emite alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em mais de 170 municípios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (19), um alerta amarelo de acumulado…

19 de fevereiro de 2026